Viveiro municipal de São Sebastião: muito além das mudas de árvores

07/08/2021

Local foi totalmente revitalizado e é aberto à visitação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), mantém um viveiro municipal com mais de seis mil mudas de cerca de 30 espécies de árvores nativas, entre elas pau ferro, ipês de várias cores, manacá, araçá, aroeira, ingá, pitanga, acerola e até o palmito jussara, em extinção.

Mas o local, cercado por Mata Atlântica, oferece muito mais: horta educativa, galinheiro, apiário, lago com peixes, queda d’água, artesanato em madeira, comedouro e bebedouro de pássaros e flores. Com tanta beleza, não é de se admirar que lá sejam vistos com frequência beija-flores e pássaros de espécies como saíra-sete-cores, tiê-sangue, gaturamo-verdadeiro, tucano, papagaio, jacu e saracura-três-potes, entre outros.   

Quem visita o viveiro hoje encontra uma realidade bem diferente de alguns anos atrás. O local foi totalmente reestruturado e revitalizado pela administração municipal, que investiu em equipamentos de jardinagem, EPI´s e insumos que possibilitam a produção e a disponibilização de mudas de árvores nativas e plantas ornamentais, que arborizam e embelezam ruas, praças e logradouros públicos.

A mudança foi possível, também, graças à ampliação da equipe, com a contratação de três jardineiros admitidos no último concurso público, mão de obra especializada para os cuidados demandados pelo local, ações de reflorestamento e ornamentação de praças e jardins.  

Foram adquiridos, ainda, equipamentos para a trituração de galhos e podas de árvores, aproveitando o material restante no sistema de compostagem e para adubação das mudas e hortaliças.

Educação ambiental

Além dos cuidados e distribuição das mudas que chegam por meio de compensação ambiental e da produção própria de mudas de árvores nativas e plantas ornamentais, outro destaque do viveiro é a Educação Ambiental. Visitas guiadas de alunos, acompanhados por profissionais da SEMAM, permitem que aprendam sobre o cultivo das mudas em seus vários estágios.

A atividade esteve suspensa por conta da pandemia, mas, com o retorno das aulas, espera-se que logo voltem a acontecer.

As crianças se encantam com as abelhas jataí, sem ferrão, e observam a produção de mel, que serve tanto para medicamento quanto alimento; e com os galos e galinhas no galinheiro. Em breve, haverá também coelhos, em local que está sendo preparado.

Na horta, observam os diversos legumes, verduras e temperos: alface, cebolinha, cheiro verde, salsinha, coentro, pimenta, couve, jiló, quiabo, berinjela, manjericão, entre outros. Alimentos frescos, produzidos sem agrotóxicos, adubados com o esterco das galinhas e material resultante da compostagem realizada no local. Os alimentos são doados a instituições públicas como escolas, creches e asilos.

Uma última lição vem dos artesanatos feitos por funcionários e disponíveis no local: as madeiras de árvores que caem com vento são transformadas em canoas que receberão pintura, mini rosas e enfeitarão praças; bancos, mesas e bichinhos de madeira, mostrando que nada se perde.

Serviço

O Viveiro está localizado na Rua Frei Galvão, na Reserva du Moulin. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 e das 13 às 17h. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
São Sebastião
17/09/2021
O Juiz de Direito Dr. Guilherme Kirschner, da 2.ª Vara Cível do Foro de São ...
São Sebastião
17/09/2021
Ações de limpeza e reparos evitam alagamentos A Prefeitura de São Sebastião, ...
Ilhabela
17/09/2021
A Câmara de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (21/09), Sessão ...