Vereadores encaminham questionamentos e solicitam melhorias em serviços e instalações ao Executivo através de requerimentos

17/06/2021

Em sessão ordinária dessa terça-feira (15/06), os Vereadores de Ilhabela apresentaram novos requerimentos, todos encaminhados para a Prefeitura Municipal, solicitando informações, melhorias em serviços e instalações. Confira as matérias e acompanhe o Trabalho Legislativo dos parlamentares:

Alteração de tráfego – O Vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) requereu a possibilidade de realizar a alteração no tráfego de duas vias localizadas no bairro de Santa Tereza.  O parlamentar solicitou que a Rua Luiz Barreto Barbosa tenha sentido único de subida pela Avenida Força Expedicionária Brasileira, e que a Rua Sebastião Jonas Vieira tenha sentido único de descida, com saída pela mesma avenida. De acordo com Alessandro, as ruas em questão estão localizadas próximo ao Centro da cidade e são acessadas pela avenida principal, ambas ligadas uma a outra. No entanto, em períodos de movimento, as vias, que são estreitas e irregulares, ficam intransitáveis, e com o acúmulo de carros estacionados e também de caminhões que atendem os comércios próximos, fica muito difícil o acesso e trânsito local. De acordo com o par, os moradores relataram diversos desentendimentos e pequenos acidentes e solicitaram providências. Segundo o vereador, a alteração do sentido das vias será de grande importância para a população e trará grandes benefícios.

Substituição de poste – Alessandro solicitou a substituição do poste de madeira por poste de concreto, localizado na altura do número 47, da Rua da Cachoeira, na Barra Velha. Segundo o vereador, o poste atual está apodrecendo e com risco de queda, e com a base deteriorada compromete a rede elétrica e a segurança dos moradores. Alessandro enfatizou que o serviço se faz necessário e urgente, para evitar acidentes, bem como a interrupção do fornecimento de energia.

Escolinha do Mar – O vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha) requereu a criação do Projeto Escolinha do Mar, para disponibilização de modalidades esportivas como Surf, Windsurf, Kitesurf, SUP, Mergulho e Natação. O par ainda questionou sobre a possibilidade do projeto também ser contemplado nas Comunidades Tradicionais. Edilson relatou que considerando tamanha diversidade natural, Ilhabela vem se tornando um local de destaque para prática de esportes marítimos, mas mesmo com crescimento dessas modalidades esportivas e dos inúmeros benefícios e avanços dessas práticas, o Poder Público ainda não disponibiliza essas atividades aos munícipes.

Municipalização da SP-131 – Edilson questionou sobre a possibilidade de municipalizar a Rodovia SP 131. De acordo com o vereador, a SP-131 é a principal interligação entre as regiões Norte e Sul de Ilhabela, possui 24,5 quilômetros de extensão, com início no entroncamento com a SPA 000/131 e termina no bairro do Borrifos. Edilson acredita que a municipalização da Rodovia trará inúmeros benefícios à população, além de ser uma oportunidade única para os gestores detectarem as reais necessidades da população e trabalharem no sentido de ampliar a qualidade dos padrões de segurança de todas as pessoas que se locomovem no espaço público. Ainda segundo o vereador, a municipalização favorece a solução de problemas relacionados a deformações, buracos, sinalização precária, aos estacionamentos em locais inapropriados, à travessia de pedestres e as dimensões inadequadas de ruas. Para o par, é de extrema importância que este processo seja acelerado, considerando as péssimas condições da SP-131.

Construção de calçadas – O Vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabeleireiro) requereu a construção de calçada na Rua do Zabumba, no alto da Barra Velha. O par salientou que a pedido de moradores esteve no local e pode constatar a necessidade do serviço, considerando que onde deveriam ter calçadas destinas a locomoção de pedestres, tem muito mato, barro e restos de obras.

Sinalização de trânsito e alteração de tráfego – O Vereador Felipe Gomes requereu melhorias na sinalização de trânsito e alteração no sentindo do tráfego na Rua do Zabumba. O parlamentar questionou sobre a possibilidade de melhorar a sinalização vertical e horizontal, com a manutenção da pintura de guias, faixas, além da instalação de placas e espelhos em pontos cegos. Felipe também solicitou que seja realizado estudo para tornar a Rua do Zabumba sentido único para tráfego de veículos. O par relatou que o trânsito local é intenso, e muitas vezes, veículos de grande porte como ônibus e caminhões não conseguem transitar por conta da via estreita e dos veículos estacionados. Segundo Felipe, a sinalização horizontal e vertical pode auxiliar na organização do trânsito e evitar situações de desrespeito às leis, como veículos estacionados em locais proibidos. Outra ideia apresentada pelos próprios moradores é a possibilidade de transformar a via em mão única, o que poderia diminuir o fluxo de veículos.

Estrutura de apoio para embarcações – Felipe solicitou a possibilidade de viabilizar estruturas de apoio para auxiliar na retirada de embarcações do mar, nas praias do Portinho e do Perequê, nos moldes do equipamento instalado na Praia Grande. De acordo com o vereador, com o auxílio mecânico, a tarefa de retirar as embarcações da água exigirá menos esforço físico, especialmente em dias de maré baixa, contribuindo com pescadores e profissionais que utilizam botes e outras embarcações. O parlamentar ainda ressaltou que, como a Praia Grande já conta com esta estrutura, munícipes solicitaram que o mesmo modelo seja instalado nas Praias do Portinho e Perequê, o que pode ocorrer em outras praias, conforme avaliação da Prefeitura, em relação as atividades de pescadores.

Equipamentos para atividade física – Felipe requereu a instalação de equipamentos para prática de atividade física, como barras, ao lado da Escola de Vela, no Saco da Capela. O par relatou que ao lado da Escola de Vela Lars Grael, existe um espaço que já contempla brinquedo infantil, e frequentadores do local sugeriram a instalação de equipamentos como barras. Segundo Felipe, é de extrema importância incentivar atividades físicas ao ar livre, além da necessidade de ampliar os espaços para lazer e esporte no município.

Alvará de funcionamento – O Vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação) questionou se a empresa JR Construtora e Terraplanagem possui alvará de funcionamento de seu pátio localizado em terreno na Água Branca. O parlamentar solicitou cópia do alvará, ou ainda, caso a empresa não tenha a autorização, qual seria o motivo desta falta. Raul ainda perguntou quais providências foram tomadas para sanar os problemas relatados em requerimento anterior, no qual já ressaltava os problemas quanto à poeira e lama geradas pelos trabalhos no pátio, dificuldades no trânsito e restos de construção civil. O vereador ressaltou que foi procurado por inúmeros moradores que mencionaram os problemas ocasionados pelas atividades da referida empresa, além do barulho e até mesmo rachaduras nas paredes de imóveis próximos.

Contrato Santa Casa – Raul requereu informações sobre os contratos da Santa Casa de Ilhabela, questionando quantos contratos foram firmados, por meio de pessoa jurídica, que estão em vigência atualmente. O par enfatizou que necessita das respostas para sanar as dúvidas da população.

Funcionários Santa Casa – Raul também questionou quantos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela foram demitidos entre 1º de janeiro e 1º de junho deste ano, solicitando lista completa constando, inclusive, o setor e cargo e/ou função desempenhada. O vereador também quer saber quantos novos funcionários foram admitidos pela entidade nesse mesmo período.

Desapropriações – Raul solicitou informações sobre o número de desapropriações e locações. O vereador quer saber quantos processos administrativos foram abertos para desapropriações e locações no período entre 1º de janeiro e 1º de junho deste ano, inclusive os que ainda não foram finalizados. Raul enfatizou que como fiscalizador das ações do Executivo, respaldado pelo direito de acesso à Informação, necessita da resposta para prestar esclarecimentos à população.

Bolsistas SOS Trabalho – Raul ainda questionou quantos novos bolsistas foram empregados pelo Programa SOS Trabalho entre 1º de janeiro e 1º de junho deste ano. O par solicitou que seja enviada lista completa com todos os novos beneficiados selecionados no período, constando nome, setor em que trabalha, data em que foi feita sua inscrição no programa e data de admissão do mesmo.

Manutenção quadra esportiva – O Vereador Alexander Augusto (Leleco Augusto) requereu a realização de manutenção da quadra na Escola Municipal Leonardo Reale, na Armação. Segundo o parlamentar, a melhoria visa beneficiar os alunos da escola e valorizar as aulas de educação física, que são de grande importância para o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando que as aulas estão sendo prejudicadas com certa frequência, pela falta de manutenção da quadra. Leleco ressaltou que a manutenção e reparos ajudariam a evitar diversos transtornos, dando maior conforto e segurança aos alunos, funcionários e moradores que utilizam o espaço.

Extensão de via pública – Leleco solicitou a extensão da Rua Panorâmica, interligando-a com a Rua Olímpio José dos Santos, no bairro Itaquanduba. Segundo o parlamentar, o pedido é uma reivindicação antiga dos moradores. A interligação das vias possibilitará o acesso dos munícipes das duas localidades, oferecendo maior conforto, trafegabilidade aos pedestres, além de melhoria na qualidade vida da população que ali reside.

Parquinho e área de lazer – Leleco requereu a possibilidade de instalação de um parquinho infantil e área de lazer atrás da Escola Municipal Eva Esperança Silva, na Rua São José, na Água Branca. O par enfatizou que o serviço irá proporcionar um local apropriado e seguro para as crianças brincarem, contribuindo para o fortalecimento do vínculo social. Considerando que muitas crianças não têm um local adequado para brincar no referido bairro. Ainda de acordo com Leleco, a instalação de um parquinho e área de lazer levará divertimento a esses pequenos cidadãos, além de ser um espaço para as famílias.

Deixe uma resposta

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Papo Reto
23/07/2021
Entrevista o Comodoro Mário Augusto e o velejador Marcelo Sansone ...
Ilhabela
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela emitiu nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, ...
Turismo
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela está oferecendo a moradores e turistas passeios ...