Vereadores de Ilhabela indicam melhorias em serviços e instalações ao Executivo Municipal

23/08/2021

Dando continuidade aos trabalhos legislativos, os vereadores de Ilhabela apresentaram suas indicações ao Executivo Municipal durante sessão ordinária da última terça-feira (17/08). As proposituras já foram encaminhadas para a Prefeitura, recomendando melhorias em diversos serviços e instalações por toda cidade. Confira as matérias e acompanhe os trabalhos dos parlamentares:

Manutenção da iluminação pública – A presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo, indicou que seja realizada a instalação de lâmpadas nos pontos de ônibus e manutenção dos postes de iluminação pública da região norte do município.  O pedido atende reivindicação dos moradores e prestadores de serviço da localidade. De acordo com a parlamentar os pontos de ônibus estão sem iluminação e muitos postes com lâmpadas queimadas, condições que causam transtornos e expõe os moradores ao risco de violência.

Melhorias em infraestrutura – Diana recomendou a melhoria da infraestrutura da Rua Aurentino Guimaraes da Silva, no bairro Barra Velha. A indicação tem como principal objetivo oferecer mais segurança, conforto e qualidade de vida, atendendo aos anseios dos moradores. A vereadora ressaltou que a implementação de iluminação pública se faz necessário, pois desde a abertura e pavimentação da via, o novo trecho continua sem luz. Já a limpeza da encosta é necessária, pois existe acumulo de lixo e mato muito alto. E a instalação de redutor de velocidade visa maior segurança uma vez que a rua dá acesso a Escola Municipal Salvador Arena e muitos alunos transitam pelas vias e calçadas, e muitos veículos não diminuem a velocidade, podendo causar acidentes.

Redutor de velocidade – Diana sugeriu a melhoria da infraestrutura da Rua Francisco dos Santos, na altura do numero 99, no bairro Água Branca. A presidente relatou a necessidade de instalação de redutor de velocidade, visando maior segurança, pois a via dá acesso a avenida principal, e muitos pedestres, crianças e alunos transitam pelo local.

Instalação de iluminação pública – Diana indicou que seja realizada a instalação de iluminação pública na Rua Conde D’Eu e na rampa de acesso da costeira, no bairro Bexiga, da região sul do município. De acordo com a vereadora os postes da via estão com as lâmpadas queimadas, assim como a Praça da rampa de acesso a costeira, local utilizado como área de lazer e pesca.

Placa de sinalização – Diana recomendou a melhoria da infraestrutura da Rua Caminho do Perequê, no bairro Barra Velha, assim como a identificação do sentido a balsa e saída da cidade. Durante visita e fiscalização da saída da balsa nos finais semanas, Diana constatou que os turistas não identificam o sentido da balsa quando chegam ao cruzamento da Rua Caminho do Perequê e Avenida Tiradentes, pois não existe placa informativa e de sinalização. A presidente ressaltou a necessidade de placa de sinalização, uma vez que facilita a comunicação visual e locomoção das pessoas que passam por ali. 

Melhorias em infraestrutura – Diana também indicou a melhoria da infraestrutura da Avenida Perimetral Sul, na altura do numero 19722, no bairro Marambaia. O pedido atende reivindicação dos moradores da localidade, pois a Avenida Perimetral Sul se encontra em péssimas condições de manutenção, o ônibus escolar não consegue subir em alguns pontos devido a buracos e deslizamentos de terra e escoamento de água pluvial. Quanto à iluminação pública, a parlamentar solicitou a troca de lâmpadas dos postes e a extensão da rede de aproximadamente de 700 metros.

Capina e limpeza de via – O vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) sugeriu a capinação e limpeza da Rua João Batista dos Santos, altura do n° 137, próximo à igreja Bom Jesus, no bairro Bexiga. O par enfatizou que a indicação é necessária, tendo em vista as diversas reclamações dos moradores do bairro. A referida rua apresenta mato muito alto que está invadindo a calçada e impossibilitando a passagem dos pedestres. De modo que o serviço é essencial para manter o local limpo, livre de insetos e roedores e, ainda, evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue.

Limpeza e capina – Alessandro indicou o serviço de capinação e limpeza na Rua João Leite dos Santos, no bairro Bexiga. Moradores procuraram o vereador solicitando que seja realizado o serviço, pois a via apresenta mato muito alto que está tomando conta da calçada, causando transtorno aos pedestres.

Sinalização de redutores de velocidade – O vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha) recomendou a possibilidade de sinalizar os redutores de velocidade localizados nas ruas José Senno e Crispim Dias Pinto, no Reino. O par relatou que as referidas vias possuem grande fluxo de veículos que liga os bairros da Água Branca e Reino, e a falta de visualização das lombadas podem ocasionar acidentes. Edilson enfatizou que cabe ao Executivo tomar as medidas necessárias para a sinalização do local, atendendo desta forma as diversas reivindicações feitas pelos moradores.

Limpeza de bueiro – O vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabelereiro) indicou a limpeza do bueiro localizado Rua Jose Carlos Siqueira, altura do número 65, na Barra Velha. Segundo o parlamentar, é de extrema importância a realização do serviço, considerando que o bueiro exala forte odor e está com grande acúmulo de lixo. Também se nota a presença de ratos e baratas, já que o mesmo está entupido e transbordando, fatos que estão causando muitos transtornos para a população.

Instalação de rede coletora de esgoto – Ezequiel sugeriu a instalação da rede coletora de esgoto, Rua Benedito Mariano Leite, na Barra Velha. Moradores procuraram o vereador e relataram problemas sérios devido à falta da instalação da rede coletora de esgoto. De acordo com o par, em muitas ocasiões acontece o vazamento de fossas sépticas nas residências e na via pública. Ezequiel ressaltou que ruas próximas já possuem a rede coletora de esgoto, mas as residências da altura do número 665 ainda não foram beneficiadas. Ezequiel ainda enfatizou que a falta da rede coletora coloca sob risco permanente todos os moradores do local.

Limpeza e capina – Ezequiel indicou a limpeza e capina na Travessa Carlos Alberto Dos Santos, bairro Barra Velha. O vereador relatou que o local que se encontra em estado precário, com vegetação tomando conta e causando transtornos aos que transitam por ali. Munícipes procuraram o vereador solicitando a urgência na realização do serviço devido às péssimas condições da travessa.

Dedetização e limpeza – O vereador Felipe Gomes recomendou a realização de dedetização e limpeza, inclusive do telhado e forro, da Escola Municipal de Castelhanos. O par relatou que foi procurado por moradores da comunidade que solicitaram atenção especial ao prédio da escola com relação ao aparecimento de insetos e cobras. Felipe ressaltou que ama ação de limpeza e verificação do telhado periodicamente poderia contribuir para um ambiente mais seguro às crianças, professores e funcionários.

Manutenção de Praça e área de lazer – Felipe indicou que seja realizada manutenção na Praça e Espaço de Lazer da Praia Grande. O pedido atende reivindicação de moradores da localidade que solicitaram o serviço pelas condições precárias do espaço público.

Melhorias em infraestrutura – O vereador Thiago Santos (Dr. Thiago) sugeriu a colocação de corrimão e melhorias na travessa Manoel Gomes de Oliveira, no bairro do Itaquanduba. O parlamentar foi procurador por moradores que informaram que a travessa que dá acesso as suas casas está em péssimas condições. Dr. Thiago ressaltou que em dias de chuva, além de escorregar e acumular lixo, não tem onde os munícipes se apoiarem para se locomover, por esta razão, o serviço é necessário e urgente.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Últimas Notícias
16/09/2021
Em agosto, Ministério da Economia previa piso salarial de R$ 1.169; elevação ...
Últimas Notícias
16/09/2021
Marcelo Queiroga cita eventos adversos e afirma que não há evidências ...
Caraguatatuba
16/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, estendeu os ...