Toninho Colucci anuncia pioneirismo com “Programa de Certificação Ambiental para Pousadas e Hotéis”

25/08/2021

O Prefeito Toninho Colucci assinou na tarde desta terça-feira (24), no Paço Municipal, o decreto 8778/2021, que cria de forma inédita no Brasil o “Programa de Certificação Ambiental para Pousadas e Hotéis”.

O programa visa premiar os empreendimentos turísticos que cumpram requisitos mínimos estabelecidos em um Protocolo de Boas Práticas Ambientais no rumo da sustentabilidade, ou seja, oferecendo serviços ecologicamente corretos e minimizando impactos ambientais no município.

“Não podemos deixar de enaltecer essa iniciativa importante que difunde o nosso cuidado com a questão ambiental. Ilhabela é a Capital Nacional da Vela, mas também é um lugar de contemplação, de qualidade de vida é isso que está trazendo as pessoas pra cá. Então essa iniciativa é fabulosa”, disse o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

A ação será executada por meio das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e do Turismo. “Ilhabela é pioneira no Brasil em um programa como esse. Foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, mas que contou com o apoio e a contribuição da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e dos conselhos do Meio Ambiente e do Comtur, que aprovaram e ajudaram a elaborar essa ideia”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.

Além disso, o programa visa viabilizar e incentivar ações que promovam a melhoria ambiental dos equipamentos que servem ao turismo de Ilhabela. “É muito importante esse Selo, porque cada uma dessas ações consolida Ilhabela como destino sustentável e a nossa meta é que Ilhabela seja o principal destino de Ecoturismo do Brasil, por isso, estamos trabalhando em conjunto com o Meio Ambiente e as demais Secretarias, Comtur e Associação Comercial. A cada passo que damos estamos colocando Ilhabela no patamar que ela merece”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite.

A adesão será voluntária e permitirá aos agentes privados do turismo agregar valor em seus negócios, gerando uma opção mercadológica aos meios de hospedagem de Ilhabela, atraindo turistas ecologicamente conscientes.

O Protocolo de Boas Práticas Ambientais do Programa baseia-se em sete parâmetros técnicos: técnicas construtivas; resíduos sólidos; saneamento e água; energia e emissões de poluentes; educação e conscientização; proteção da biodiversidade; e responsabilidade social.

Cada parâmetro se divide em três níveis progressivos para cumprimento dos requisitos, que definem as três categorias de certificação (A, B e C).

A certificação ocorrerá após a aprovação do Laudo Técnico. Os estabelecimentos certificados receberão um Selo de Certificação, com logomarca do Programa, podendo dele se utilizar para seu marketing, divulgando-o em seus canais de comunicação.

A Prefeitura de Ilhabela criará um espaço em sua página oficial na internet onde será divulgada a relação dos estabelecimentos certificados.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está ...
Caraguatatuba
24/09/2021
O Conselho de Saneamento Básico de Caraguatatuba já está ativo e a primeira ...
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, ...