Santa Casa de Ilhabela comemora 78 anos

02/09/2021

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (2/9) um ato ecumênico para celebrar os 78 anos da Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela, que foi fundada em 2 de setembro de 1943 como entidade civil de direito privado, com caráter filantrópico e sem fins lucrativos. Teve seu primeiro convênio com a Prefeitura de Ilhabela iniciado em 2002, após inauguração do Hospital Municipal Governador Mário Covas.

Presente na cerimônia, o Prefeito Toninho Colucci parabenizou a entidade. “Estamos comemorando hoje o aniversário da Santa Casa junto ao de Ilhabela que será amanhã. Agradeço todo o trabalho que a equipe de saúde tem para manter esse serviço de qualidade ao longo desses anos em nossa Ilha”.

A secretária de Saúde de Ilhabela, Lúcia Reale, falou de todo o esforço dos funcionários. “A história da Santa Casa se mistura com o da nossa cidade ao longo desses 78 anos. Reconheço o esforço e empenho de todos que passaram pela entidade e os que estão atuando agora. Muitos anos de dedicação aos munícipes de Ilhabela ainda estão por vir”.

O ex-provedor da Santa Casa e atual secretário de Governo de Ilhabela, Cezar De Tullio, falou do período em que esteve à frente da entidade. “Durante o período realizamos obras e fico feliz em ver o bom relacionamento entre Santa Casa e Prefeitura. Não temos mais intervenção, foram anos de luta, inclusive para manter o convênio do laboratório. Hoje estamos comemorando 78 anos de funcionamento da Santa Casa. Parabenizo a todos que fazem parte dessa entidade e que prestam um atendimento de qualidade aos nossos munícipes”

No ato ecumênico, estiveram presentes também funcionários da Santa Casa, integrantes da Mesa Provedora, secretários municipais e vereadores.

Parceria

O atual convênio com a entidade teve início neste ano de 2021 e tem como objeto o desenvolvimento das ações e serviços para a assistência integral à saúde da comunidade, visando a reorganização gerencial, o aperfeiçoamento e a expansão da capacidade operacional do Sistema Único de Saúde na cidade.

A execução de ações suplementares de assistência à saúde, em parceria com o Poder Público, compreende o desenvolvimento de programas na área da Saúde; a coordenação da Atenção Básica/Primária com a administração e acompanhamento das Estratégias Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal (ESB), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agente de Combate às Endemias (ACE) e outras estratégias assistenciais a serem adotadas pelo Ministério da Saúde.

Além disso, prevê assistência ambulatorial, serviço de diagnóstico por Laboratório Clínico, exames complementares de diagnóstico, serviços hospitalares compreendendo a administração do Hospital Governador Mário Covas Júnior e do Pronto Socorro Municipal, a remoção inter-hospitalar e transporte sanitário para serviços de referência, a execução do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), além do apoio nas ações de Vigilância em Saúde no Controle de Endemias Combate à dengue, simulídeos e controle de zoonoses.

História da Santa Casa

Construída em um terreno cedido pela Mitra Arquidiocesana, na região central da cidade e ao lado da Igreja Matriz, o prédio que passaria a atender à totalidade da população e aos visitantes, inicialmente como ambulatório médico, e, gradativamente assumindo o serviço de urgência, apoio diagnóstico e terapia.

Durante 20 anos, enquanto a rede de saúde pública se estruturava, foi a Santa Casa o único pronto socorro e hospital do município, tendo assinado o convênio com o SUS em 1988.

Em 1999 a Prefeitura de Ilhabela decidiu criar um serviço de urgência em uma Unidade Básica de Saúde adaptada para este fim. Sem condições de manter as internações devido a uma gravíssima crise financeira, a Santa Casa acabou por desativar o hospital e a população passou a ser atendida no município vizinho de São Sebastião.

O Hospital Municipal Governador Mário Covas foi inaugurado em julho de 2002 e foi firmada uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela e a Santa Casa, através de convênio.

Por iniciativa da Irmandade uma grande reforma foi realizada e o antigo prédio do hospital foi adaptado para atuar complementarmente às atividades desenvolvidas pelo Poder Público Municipal: Centro de Especialidades e Reabilitação, além de laboratório de análises clínicas.

A Santa Casa presta serviços filantrópicos nas áreas de cirurgia vascular, otorrinolaringologia e fisioterapia. Também atende serviços particulares nas áreas de cardiologia, cirurgia vascular, ginecologia, obstetrícia, clínica médica, dermatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, pediatria, acupuntura, medicina do trabalho, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, psicopedagogia e medicina alternativa (Terapia Floral).

A Mesa Provedora da Santa Casa atualmente é composta pelo Diretor Presidente Eduardo dos Santos Rosmaninho, Diretora Administrativa Alda Maria Lima Areudo, Diretora Financeira Noemi Petarnella, o advogado Marcel Henrique Silveira Batista, além dos membros efetivos Helio Reale, Roberto Lourdes do Nascimento, Cristobal Parraga Gomes Filho, Neusa Lira Soares Ribeiro e Vicente Molinari Neto e seus suplentes.

A instituição possui dois grandes patrimônios para a cidade, sendo o primeiro sua história e o segundo seus funcionários, que integram os diversos setores da Saúde Pública de Ilhabela e garantem diariamente qualidade de vida a toda população.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está ...
Caraguatatuba
24/09/2021
O Conselho de Saneamento Básico de Caraguatatuba já está ativo e a primeira ...
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, ...