Proposta que determina que o regime de plantão das farmácias e drogarias seja cumprido pelos estabelecimentos que possuam mais de uma unidade na cidade foi aprovada pelos vereadores de Ilhabela

03/12/2021

Foi aprovado, em sessão extraordinária realizada na última terça-feira (30/11) pela Câmara de Ilhabela, o Projeto de Lei 85/2021, que modifica dispositivo da Lei que trata sobre o regime de plantão das farmácias e drogarias existentes em Ilhabela.

A proposta, de autoria do vereador Edilson da Ilha, altera o artigo 2º da Lei, determinando que o regime de plantão 24 horas seja cumprido pelas drogarias e farmácias que possuam mais de uma unidade na cidade. Com a modificação, o dispositivo passa a vigorar com a seguinte redação: “O regime de plantão a que se refere o artigo anterior será supervisionado pela Prefeitura Municipal e obedecerá escala elaborada pelo Poder Executivo, em sistema de rodízio entre as farmácias e drogarias com mais de uma unidade em funcionamento no município de Ilhabela. Parágrafo único – A escala prevista no caput do presente artigo deverá ser elaborada de modo a assegurar o atendimento do público e a rotatividade entre os estabelecimentos com mais de uma unidade no município de Ilhabela.”.

O autor do projeto ressaltou que a atividade desenvolvida pelas farmácias e drogarias é essencial e de utilidade pública. O parlamentar também relatou que o plantão desses estabelecimentos é obrigatório em âmbito nacional desde 1973, previsto em Lei Federal. Já no município, a Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade foi criada em 2007, no entanto, Ilhabela não conta, sequer, com uma farmácia de plantão fora do horário normal de atendimento.

“Além de violar a legislação federal e municipal, a não realização de plantão pelas farmácias gera prejuízo à população que cobra do Poder Público, providências para cumprimento da lei. E considerando que nem todas as farmácias e drogarias são obrigadas a prestar esse serviço ao mesmo tempo, a realização de plantão por aquelas que possuem mais de um estabelecimento é extremamente importante e necessário”, concluiu o vereador Edilson.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Ilhabela
18/01/2022
Os carnês do IPTU 2022 em Ilhabela começam a ser emitidos online a partir do ...
Turismo
18/01/2022
A Prefeitura de Ilhabela estendeu o horário de visitação do Parque Fazenda ...
Saúde
18/01/2022
A Prefeitura de Ilhabela inicia na próxima quinta-feira (20/1) a entrega dos ...