Presidente da Câmara apresenta projeto que institui Dia Municipal do Laço Branco – Dia da Mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres

13/05/2021

A Presidente da Câmara de Ilhabela, Vereadora Diana Matarazzo, apresentou, durante a última sessão (11/05), Projeto de Lei que institui no calendário oficial de Ilhabela o “Dia Municipal do Laço Branco – Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

O PL 38/2021 tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância de aderirem a essa luta de enfrentamento a violência contra a mulher e do papel que precisam desempenhar para o fim desta brutalidade.

A proposta prevê que o Dia Municipal do Laço Branco seja comemorado, em conformidade a Lei Federal 11.489/07 que instituiu o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, anualmente, no dia 06 de dezembro, simbolizado por um laço de fira na cor branca. Poderão ser realizados eventos e atividades de cunho educacional e cultural que tenham como tema o combate e o fim de todo tipo de violência contra a mulher. O projeto ainda determina

De acordo com a autora da propositura, o movimento chamado de Laço Branco foi criado por um grupo de homens canadenses, após um estudante de 25 anos, em 06 de dezembro de 1988, invadir uma sala de aula da Escola Politécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade de Montreal, no Canadá, e ordenar que os homens se retirassem, na sequencia atirando contra as alunas, matando 14 e ferindo 13 delas, suicidando-se em seguida. Na carta deixada pelo atirador, ele afirmava que não suportava ver mulheres estudando engenharia, curso que considerava tradicionalmente masculino. O movimento ganhou o mundo e com o apoio da ONU hoje está presente em mais de 55 países.

Diana ressaltou a importância dos homens na desconstrução da violência de gênero, considerando que além de responsabilizar os agressores por seus atos, é preciso mudar a forma como eles veem as mulheres na sociedade e como se comportam em relação a elas. “Essa proposta é mais uma das ações que buscamos concretizar para o combate à violência doméstica. E a instituição desse Dia para mobilização dos homens, é extremamente relevante, não apenas para conscientização da importância de tratar as mulheres com respeito, igualdade e dignidade, mas também para fazê-los aliados e atuantes na luta contra todas as formas de violência contra a mulher”, concluiu a presidente.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
São Sebastião
17/09/2021
O Juiz de Direito Dr. Guilherme Kirschner, da 2.ª Vara Cível do Foro de São ...
São Sebastião
17/09/2021
Ações de limpeza e reparos evitam alagamentos A Prefeitura de São Sebastião, ...
Ilhabela
17/09/2021
A Câmara de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (21/09), Sessão ...