Presidente da Argentina diz que ‘brasileiros saíram da selva’ e que argentinos ‘vieram de barco da Europa’

10/06/2021

Declaração do presidente argentino foi vista como racista por muitos internautas, que apontaram um apagamento da história dos nativos por parte do chefe de Estado

O presidente da ArgentinaAlberto Fernández, cometeu uma gafe nesta quarta-feira, 9, durante encontro com o primeiro-ministro da EspanhaPedro Sánchez, na Casa Rosada. Em entrevista coletiva, Fernández afirmou que “os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros vieram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos nos barcos, e eram barcos que vinham da Europa, assim construímos nossa sociedade”. O argentino atribuiu a declaração ao escritor mexicano Octavio Paz, vencedor do prêmio Nobel de Literatura. Segundo o jornal argentino La Nacion, porém, a frase proferida por Paz teria sido outra: “Os mexicanos são descendentes dos astecas; os peruanos, dos incas, e os argentinos, dos navios.” O veículo explicou que, na verdade, a inspiração de Fernández veio de uma música de Litto Nebbia que leva o nome de “Chegamos dos barcos”. “Os brasileiros vêm da selva, os mexicanos vêm dos índios, mas nós, os argentinos, viemos dos navios”, cantou Nebbia.

O erro foi suficiente para o nome do presidente argentino entrar nos mais comentados das redes sociais. Além dos muitos memes que a confusão feita por Fernández provocou, a declaração foi vista como racista. “Os argentinos nativos não contam para o presidente”, apontou um internauta. “Ignore que muitos argentinos têm sangue de nativos e que, além disso, existem comunidades indígenas. Nem todas vieram do navio. Ele é o presidente de todos os argentinos e não conhece a origem de seus habitantes”, criticou outro. “O senhor não acha que esqueceu da colonização na América ao dizer que os argentinos ‘vieram’ de barco, os brasileiros da selva e os mexicanos dos índios?”, questionou um terceiro.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
São Sebastião
17/09/2021
O Juiz de Direito Dr. Guilherme Kirschner, da 2.ª Vara Cível do Foro de São ...
São Sebastião
17/09/2021
Ações de limpeza e reparos evitam alagamentos A Prefeitura de São Sebastião, ...
Ilhabela
17/09/2021
A Câmara de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (21/09), Sessão ...