Prefeitura de São Sebastião se reúne com pescadores para discutir melhorias no Turismo de Base Comunitária

25/10/2021

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), se reuniu com integrantes da Associação de Pescadores de Boiçucanga e de Maresias, para tratar sobre a realização de cursos com certificação aos profissionais do meio, com o objetivo de dar suporte e estruturação ao Turismo de Base Comunitária (TBC).

Os cursos estão previstos para iniciar ainda neste ano e acontecerão em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), o Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), e o Parque Estadual Serra do Mar (PESM). 

De acordo com a SETUR, foi apresentada também à Associação a minuta da Lei de Apoio ao Turismo de Base Comunitária em São Sebastião, instituindo e estabelecendo diretrizes para a Política Municipal de Apoio ao TBC.

A minuta, desenvolvida em conjunto com as Associações, deverá resgatar os costumes e as tradições culturais e históricas, respeitando a identidade e apoiando as atividades e vivências exercidas pelas comunidades locais, especialmente pela população caiçara, com vistas à preservação cultural sobretudo à incorporação do conhecimento dessa população sobre o uso dos ecossistemas locais e sua inserção social. A minuta da Lei também prevê a promoção da educação ambiental nas comunidades.

Atualmente, o projeto Rota Caiçara integra uma das ações desenvolvidas no TBC, que consiste em um passeio de barco de aproximadamente três horas de duração, valorizando a cultura caiçara e criando estratégias para movimentar o turismo local, sendo uma fonte de renda alternativa para os pescadores impactados pela pandemia da COVID-19.

“Neste segundo semestre já realizamos diversos encontros produtivos com os profissionais que trabalham no Turismo de Base Comunitária. Sabemos da importância dessa ação desenvolvida pelos pescadores e a SETUR dará o apoio necessário, sempre com muita responsabilidade e pensando também no turismo responsável.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.

O intuito é que as reuniões aconteçam com os pescadores e profissionais que atuam no turismo de base comunitária de todo o município. 

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Ilhabela
20/05/2022
Voltado às famílias caiçaras de baixa renda, a Prefeitura de Ilhabela ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela torna público o edital 075/2022, de Chamamento ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela nesta sexta-feira (20), informa que as equipes da ...