Prefeitura de Caraguatatuba e ABREE fecham parceria para descarte correto de eletrodomésticos e eletrônicos

16/06/2021

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) iniciaram neste mês de junho uma parceria para o correto descarte desse tipo de material, além de pilhas e baterias.

Dessa forma, aparelhos de rádio, televisor, DVDs, geladeiras, batedeiras, liquidificador, mix, entre outros, podem ser deixados em um dos três Ecopontos do município – Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu – e associação fará o recolhimento, se responsabilizando pelo destino final de forma ambientalmente adequada com a legislação vigente.

Fluxograma para recebimento e repasse do material reciclável (Foto: Divulgação)

A ABREE é uma associação sem fins lucrativos denominada entidade gestora e possui associados que representam mais de 165 marcas. Ela cuida da implementação e operacionalização da logística reversa dos produtos eletrônicos e eletrodomésticos de forma coletiva.

“A associação se responsabiliza pela retirada na consolidação, custeio dos processos de manufatura reversa, tratamento, envio dos certificados de descarte e comunicação do processo”, explica a secretária da SMAAP, Tatiana Scian, acrescentando que hoje a separação desses materiais e destinação adequada é obrigatória pela legislação.

Caberá à ABREE o processo de comunicação para informar os munícipes sobre os locais adequados de descarte de eletroeletrônicos disponibilizados pela prefeitura.

A parceria tem duração de um ano e não haverá nenhum custo para a Administração Municipal. Ela tem como base algumas normas que regem o processo de gestão dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos no pós consumo.

Entre eles, estão o Decreto 10.240, de 12 de fevereiro de 2020, que estabelece as normas para a implementação dos sistemas de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de uso doméstico e seus componentes em âmbito federal; a Decisão de Diretoria 114/2019/P/C, de 23 de outubro de 2019, que dispõe de capítulo especifico para produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, incluindo as metas a serem atendias pelos sistemas de logística reversa; e a Decisão de Diretoria 120/2016 – que trata da não periculosidade dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nos sistemas de logística versa, até as etapas onde ocorram os processos de desmontagem (manufatura reversa).

Há, ainda, a Norma ABNT 15.833:2018 – https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=409349, que dispõe do tratamento de produtos com sistema de refrigeração (geladeira, ar condicionado) e gases controlados pelo protocolo de Montreal; e a Norma ABNT 16.156:2013 – https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=196456, que estabelece os requisitos para as empresas de Manufatura Reversa.

Locais para entrega de lixos eletrônicos e eletrodomésticos

Ecoponto Golfinhos

Alameda dos Corais

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Ecoponto Martim de Sá

Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Ecoponto Massaguaçu

Esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Deixe uma resposta

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Papo Reto
23/07/2021
Entrevista o Comodoro Mário Augusto e o velejador Marcelo Sansone ...
Ilhabela
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela emitiu nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, ...
Turismo
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela está oferecendo a moradores e turistas passeios ...