Prefeito Felipe Augusto inaugura Rancho dos Pescadores de Maresias

14/05/2021

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, inaugurou nesta sexta-feira (14), o Rancho dos Pescadores do Bairro de Maresias “Daniel Nerino Moreira”, em Maresias, espaço utilizado pelos pescadores para abrigar canoas, barcos, redes e apetrechos de pesca.

Desde o início de sua primeira gestão, o prefeito Felipe Augusto tem mantido diálogo constante com os pescadores e atendido as reivindicações, como a reforma e manutenção dos espaços locais, importantíssimos para a preservação da pesca artesanal e cultura caiçara.

A reforma do rancho de Maresias, localizado na Rua Uirapurus, s/n.º,  foi feita pela Prefeitura, por meio das secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria de Obras (SEO),  e beneficia 20 pescadores.

“Esse é um momento de muita emoção. Depois de um ano de pandemia, precisávamos dar um pontapé inicial às inaugurações. Essa é um grande homenagem ao Daniel Nerino, conhecido como ‘Não tem negócio’, que agora fica com seu nome eternizado, por meio dessa rancho, que representa nosso respeito aos pescadores, que tem sua importância destacada na bíblia, como mencionou o padre (Carlos Alexandre Rodrigues, da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Boiçucanga)”.

Felipe Augusto também falou das ações em prol da atividade pesqueira e dos investimentos de sua gestão. “São muitas as realizações em favor da pesca, com investimentos no defeso, apoio, estruturação e atendimento para a pesca. Fizemos o que nunca fizeram, a cidade estava abandonada. Esse rancho é mais uma sementinha de defesa da cultura caiçara. Nosso governo apoia, respeita e defende a cultura caiçara”, destacou o prefeito, que lembrou alguns dos grandes investimentos na Costa Sul, como o Hospital Municipal de Boiçucanga, a regularização fundiária em Maresias, por meio da entrega de 500 títulos de propriedade; as obras de saneamento em Maresias, com 30% concluída e com prazo de término para os próximos dois.

A cerimônia, acompanhada por familiares, moradores e autoridades, contou com uma benção do padre Carlos, da entrega à família de uma biografia do homenageado e uma foto reduzida do quadro (mosaico de imagens) que ilustra a parte interna do rancho.

O prefeito, demais autoridades, familiares, pescadores e amigos descerraram a placa de inauguração.

A família e pescadores elogiaram o esforço do prefeito para a construção do rancho, com reuniões em São Paulo e em Brasília, devido à localização da área, à beira-mar. A esposa do homenageado, Arline Maria Cesar Moreira, a irmã, Marenilce Moreira, e as filhas Daniela, Darlene e Danila, disseram que o rancho “é um sonho realizado de Daniel, que vai ajudar muitas famílias, é uma forma de dar continuidade à pesca artesanal, o cerco e a cultura caiçara”.

Os pescadores também destacaram o empenho do prefeito, que segundo eles, desde o início esteve no local e se prontificou a solucionar a antiga reivindicação. “Agradeço ao prefeito, hoje o rancho é uma realidade e um espaço da cultura caiçara”, disse Rafael Bueno, enquanto Nunes Henrique dos Santos, destacou que “nunca os pescadores foram ouvidos e por isso os equipamentos dos pescadores ficavam sem local adequado” e que o “rancho é uma vitória e representa mais segurança à comunidade pesqueira”. Tiago Reis lembrou que “agora os equipamentos dos pescadores vão durar mais, porque ficarão abrigados da chuva e do sol”. O pescador Edivaldo Ribeiro afirmou que “o rancho facilitará a vida dos pescadores, que na alta temporada tinham dificuldade para chegar ao local com os peixes”. O pescador, Antonio Marcos da Silva, o “Alemão”, agradeceu ao prefeito e ao dono de um dos dois cercos de Maresias, o homenageado, Daniel Nerino, e seu irmão, Valter, também falecido, que o orientaram muito na atividade.

Além do prefeito, familiares do homenageado e o padre, participaram da inauguração: o vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, o presidente da Câmara, José Reis de Jesus Silva, os vereadores Daniel Simões e Diego Nabuco, secretários municipais Luis Eduardo (Obras), José Augusto de Carvalho (Meio Ambiente), Marco Antonio de Souza (Esportes) e também a presidente da Somar(Associação de Moradores de Maresias), André Teston (presidente da APEHMBR -Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias).

Mais ranchos

Além do rancho entregue nesta sexta-feira, tambémestão em andamento a construção de um rancho de pescadores na praia de Cigarras e a ampliação do rancho de pescadores da praia de Boiçucanga. Outros três ranchos serão construídos na Praia Paúba. Ao todo, as obras somam R$ 689.460,16.

Outros quatro ranchos de pescadores foram reformados e reinaugurados pela gestão do prefeito Felipe Augusto: um na praia de São Francisco, em 2019; o Rancho dos Fortunatos, na Praia da Figueira; dos Pararangas, em Porto Grande; e “Joaquina Peixoto de Oliveira”, na Enseada.

Homenageado

Daniel Nerino Moreira, pescador conhecido como “não tem negócio”, dá nome ao rancho de pescadores de Maresias. Nascido em 12 de outubro de 1949, filho de caiçara nativo da praia de Maresias.

Dedicou a maior parte da vida à pesca artesanal e costumava pescar com redes de emalhe e cerco-flutuante. Foi o maior responsável por manter as tradições da pesca artesanal na praia de Maresias. Através da pesca, por muitos anos, garantiu o sustento da sua família e dos “camaradas”. Daniel faleceu em dezembro de 2019 e deixou um legado importante para a comunidade pesqueira.

Deixe uma resposta

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Últimas Notícias
18/06/2021
Paolo Zanotto afirmou que existem moléculas mais eficazes para tratar a ...
Caraguatatuba
18/06/2021
As operações para coibir o furto de materiais nobre em Caraguatatuba ...
Caraguatatuba
18/06/2021
Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Plano Municipal de ...