Julho Amarelo: UAMI de Caraguatatuba promove ações para identificar hepatites, capacitação e palestras

05/07/2021

A Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) de Caraguatatuba promove, a partir desta quinta-feira (1), ações para chamar a atenção da população sobre as hepatites virais.

As ações fazem parte da campanha “Julho Amarelo” que faz um alerta para a prevenção e controle dessas infecções.

O enfermeiro e coordenador da unidade, Renato Portes, explicou que “mesmo com a pandemia da covid-19, a unidade não pode deixar de lado a preocupação com as hepatites virais”.

Ainda de acordo com o coordenador, a campanha é “uma proposta saudável, seguindo todos os protocolos e normas de prevenção à covid”.

As atividades que a unidade irá realizar durante o mês são: testagem da população, capacitação para alunos do curso de técnico em enfermagem e palestras.

Para a testagem foram definidos três locais: Condomínio Residencial Nova Caraguá 1 (Pegorelli); Condomínio Residencial Nova Caraguá 2 (Travessão) e Condomínio Residencial Getuba. Os testes serão aplicados dentro dos salões comunitários de cada um deles.

No dia, o foco será levantar, identificar e testar a pessoa para as hepatites, porém a unidade irá disponibilizar testes de HIV e sífilis, caso a pessoa solicite.

Renato explicou que, se o resultado for positivo, a pessoa será direcionada à UAMI para iniciar o tratamento. “Se der negativo, a pessoa receberá orientações sobre os métodos de prevenção”, acrescentou o coordenador.

A ação de capacitação para alunos do curso de técnico em enfermagem das escolas de nível técnico do município (Ação Capacitar) será realiza dentro da UAMI e também em uma escola técnica.

Nessa ação, os alunos irão discutir sobre a importância do trabalho e perfil do profissional, e assuntos relacionados às infecções, o agrave e tratamento. Participarão dez alunos por palestra.

Durante todo o mês de julho, a UAMI irá realizar o atendimento e testagem de hepatites, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. Qualquer pessoa pode procurar a unidade para realizar o exame.

Nos mesmos dias e horários, também serão ofertados os testes de HIV e sífilis. Qualquer pessoa, a partir de 12 anos, pode realizar os testes rápidos que dão ao paciente, de forma segura e sigilosa, o diagnóstico dessas infecções.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré.

Cronograma “Julho Amarelo”

Testagem da população:

16/07 – Condomínio Residencial Nova Caraguá 1 (Pegorelli), das 9 às 15h.

23/07 – Condomínio Residencial Nova Caraguá 2 (Travessão), das 9 às 15h.

30/07 – Condomínio Residencial Getuba, das 9 às 15h.

Deixe uma resposta

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Papo Reto
23/07/2021
Entrevista o Comodoro Mário Augusto e o velejador Marcelo Sansone ...
Ilhabela
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela emitiu nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, ...
Turismo
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela está oferecendo a moradores e turistas passeios ...