Ilhabela segue decisão da Associação de Cruzeiros Marítimos e manterá escalas de navios suspensas até 18 de fevereiro

01/02/2022

A Prefeitura de Ilhabela informa que as escalas de cruzeiro na cidade estão suspensas até 18 de fevereiro, conforme nova decisão da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Segundo a entidade, a extensão do novo prazo “tem o objetivo de analisar a evolução do quadro epidemiológico no país, e também, de dar continuidade às discussões necessárias com as autoridades competentes nacionais, estaduais e municipais para a retomada da temporada”.

Conforme a Clia, para a volta dos cruzeiros, de acordo com a Portaria Interministerial nº 666, publicada em 20 de janeiro de 2022, é necessário que todos os estados e municípios que recebem as embarcações estejam de acordo com o retorno das operações, para atender aos trâmites e exigências dos rigorosos protocolos de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Os cruzeiros são o único segmento que exige, antes do embarque de passageiros e tripulantes, níveis extremamente altos de vacinação e 100% de testes de cada indivíduo. No Brasil, os protocolos exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque, testagem contínua a bordo, uso de máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios, entre outros protocolos”, aponta a associação.

Além disso, a associação alega que os cruzeiros são o único setor que monitora, coleta e relata continuamente informações de casos diretamente aos órgãos governamentais. E ainda relata o impacto econômico causado pelo setor na costa brasileira, que tinha previsão de movimentar mais de 360 mil turistas.

A Clia afirma que continuará trabalhando em conjunto com as autoridades, “guiada pela ciência e pelo princípio de colocar as pessoas em primeiro lugar, com medidas comprovadas, que são adaptadas conforme os cenários e que garantem a proteção da saúde dos passageiros, tripulantes e das comunidades que recebem os cruzeiros”.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela estima que o impacto econômico local, gerado pela suspensão das escalas de navios até 17 de fevereiro seja em torno de R$ 12 milhões.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Segurança
23/06/2022
A Polícia Civil de Ilhabela recuperou diversos objetos provenientes de furtos ...
Sem Categoria
23/06/2022
O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1), ...
Caraguatatuba
23/06/2022
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), ...