Ilhabela realiza adequações nos horários de aulas conforme regulamentação do Estado

14/02/2022

A Prefeitura de Ilhabela iniciou o ano letivo de 2022 com alterações nos horários de aulas, para atender a regulamentação do Governo do Estado, que ampliou a carga horária dos alunos de cinco para seis horas, por período.

A resolução da Secretaria Estadual de Educação n° 107/2021, estabelece as diretrizes para organização curricular dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, que considerou a necessidade de adequar as matrizes curriculares da Educação Básica às diretrizes educacionais nacionais e estaduais e às metas da política educacional.

“Ilhabela utiliza o sistema educacional do Governo Estadual, por isso, seguimos as demandas atreladas à Regional Estadual de Ensino de Caraguatatuba. As mudanças são para cumprir as novas regulamentações”, explicou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

A mudança é sentida principalmente nas escolas de ensino Fundamental I que contam com ensino integral. “As alterações de horários foram comunicadas aos pais e responsáveis em reuniões realizadas no final do ano passado, para que as famílias já se organizassem com a mudança”, salientou Lídia.

Durante a primeira semana de aula, alunos do Ensino Fundamental II, ficarão nas escolas em horário reduzido: manhã das 7h às 12h e tarde das 13h às 18h.

Para os alunos das escolas de tempo integral, a partir de 21 de fevereiro, o período da manhã será das 7h às 15h (permanência de oito horas) e no período da tarde será das 10h às 18h (permanência de oito horas).

“Importante saber que, nas escolas de tempo integral, os alunos são contemplados com a Base Curricular, exigida pelo MEC e Base Diversificada, com oficinas de esporte, cultura, jogos, meio ambiente e leitura. Mesmo nas unidades de tempo integral, a família pode optar pelo período regular”, destacou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Para o Prefeito Toninho Colucci, Ilhabela difere das demais cidades da região, pois quase 100% do Fundamental I conta com o ensino integral, já que as cidades vizinhas contam com poucas unidades nessa modalidade ou não oferecem essa opção.

“Sei da importância e sempre trabalhei com muito empenho para dar a melhor educação para as crianças de Ilhabela, tanto que fomos a primeira cidade do Brasil a retomar com as aulas presenciais. No passado, construímos diversas escolas, municipalizamos as creches e a educação básica, implantamos o período integral, criamos os Polos de Educação Integrada, entre outras ações. Há muito a ser feito e vamos recuperar o tempo perdido”, destacou.

Sobre a mudança nos horários o prefeito destaca: “Toda alteração gera desconforto e logo todos estarão adaptados. Em breve, vamos iniciar a construção de novas unidades, polos de educação e a implantação de novas tecnologias”, finalizou Colucci.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Ilhabela
20/05/2022
Voltado às famílias caiçaras de baixa renda, a Prefeitura de Ilhabela ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela torna público o edital 075/2022, de Chamamento ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela nesta sexta-feira (20), informa que as equipes da ...