Hospital Mário Covas de Ilhabela comemora 19 anos de funcionamento

02/07/2021

Nessa sexta-feira, dia 02 de julho, o Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior (HMC) faz 19 anos de funcionamento. Inaugurado em 2002, o prédio já passou por diversas reformas e ampliações,

Conhecido regionalmente pelo seu modelo de maternidade humanizada que ampliada em 2016 com a instalação banheira no quarto de pré e pós parto para alivio de dor como método não farmacológico.

Desde o início de suas atividades, a parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ilhabela foi fundamental, pois a entidade antes era a única prestadora de assistência de urgência e emergência no município, mas teve sua estrutura de atendimento desativada. 

Em 2012, em parceria com o Hospital Samaritano e o CEALAG, a missão do HMC se consolidou como “prestar assistência em saúde, zelando pelo bem estar de todos com compromisso, dignidade e qualidade”, tendo como principais valores o acolhimento, qualidade, comprometimento, ética, criatividade, humanização, profissionalismo e valorização.

Com produção própria de oxigênio medicinal ampliada em 2021, chegando a 03 usinas com pureza de 95%, o enfrentamento ao COVID-19 também ganhou o reforço em 19/01 de uma equipe volante de Monitoramento de Oximetria Domiciliar, permitindo uma intervenção baseada em evidências clínicas para que o paciente recebesse um atendimento exclusivo e personalizado. Essa iniciativa foi inclusive recomendada posteriormente pela Organização Mundial de Saúde – OMS em 26/01 como diretriz revisada de manejo clínico. No primeiro quadrimestre foram monitorados uma média de 20 pacientes por dia.

“Com um olhar sempre técnico sem deixar de ser acolhedor, Ilhabela possui um Hospital Único. No momento em que o SUS tem sido testado pela pandemia em seus limites, a atuação de nossa equipe na gestão do cuidado tem permitido que alcancemos indicadores de qualidade incríveis, cuidando das pessoas que são o amor de alguém” ressaltou Henrique Simões, Especialista em Gestão do SUS e Diretor Administrativo do Hospital Mário Covas.

Nas internações hospitalares, a qualidade da equipe tem se demonstrado com a gradual redução do tempo de permanência. Segundo a enfermeira obstetra Mara Celi Reis, Gerente de Enfermagem do HMC, de Janeiro a Abril houve a redução de 5,72 para 4,81 o tempo em que o paciente passa internado, reduzindo a possibilidade de infecções hospitalares e outros agravos, fruto da atuação resolutiva da equipe multiprofissional.

“Mesmo com a pandemia continuamos atuando com segurança e baseados na ciência médica consolidada, inclusive com intervenções cirúrgicas possíveis pelo planejamento estratégico e competência de nossa equipe médica e multiprofissional, afirmou Dra. Daniela Santos Medeiros da Silva, Anestesiologista e Diretora Técnica do HMC.

O trabalho do HMC inspirou o artista ilhéu Boris a presentear as equipes de saúde com uma homenagem de pintura realista no muro da instituição que se tornou um símbolo na luta pela vida.

Deixe uma resposta

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Papo Reto
23/07/2021
Entrevista o Comodoro Mário Augusto e o velejador Marcelo Sansone ...
Ilhabela
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela emitiu nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, ...
Turismo
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela está oferecendo a moradores e turistas passeios ...