Gripe ou Covid-19? Entenda as principais diferenças

03/01/2022

No atual cenário de pandemia da Covid-19, somado ao surto de Síndrome Gripal em todo o Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública (FSPSS), emitiu um comunicado com o objetivo de alertar para o cenário de transmissão do vírus respiratório Influenza A subtipo H3N2, destacando as principais diferenças entre as doenças.

De acordo com o comunicado, a influenza (ou gripe) é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente, como influenza A (H1N1) pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B.

A influenza inicia-se, em geral, com febre alta e súbita, seguida de dores musculares e articulares, de garganta e cabeça, mal-estar, coriza e tosse (geralmente seca). A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, normalmente, de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar.

Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado, e até mesmo à Covid-19. Entre os principais sintomas da Covid-19, destacam-se febre, tosse persistente, coriza, espirros, dores de cabeça e garganta. Os sintomas ficam mais intensos a partir do quinto ou sexto dia de infecção.

Em 2021, foi observada no Brasil a circulação dos vírus respiratórios com a predominância da influenza A (H3N2) em algumas unidades federadas e regiões do país. É importante ressaltar que, apesar da transmissibilidade do vírus ser maior no outono e inverno, no Brasil pode haver circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas regionais.

Em São Sebastião, a vigilância epidemiológica registrou somente um caso de Influenza A H3N2 até o dia 30 de dezembro. Trata-se de homem de 57 anos morador da Costa Sul.

A equipe de Saúde recomenda intensificação das medidas preventivas de etiqueta respiratória, como higienização das mãos com água e sabão ou com álcool em gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas, etc.).

Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Ilhabela
20/05/2022
Voltado às famílias caiçaras de baixa renda, a Prefeitura de Ilhabela ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela torna público o edital 075/2022, de Chamamento ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela nesta sexta-feira (20), informa que as equipes da ...