Felipe Augusto participa da Tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador

05/07/2021

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou neste domingo (4), da tradicional Procissão Marítima de São Pedro Pescador, com saída do “Píer do Convento” (Paróquia Nossa Senhora do Amparo), no bairro São Francisco, que contou com a presença de 35 barcos de São Sebastião e Ilhabela, número inferior ao evento de 2019, devido à pandemia da Covid-19. A procissão foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Amparo com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” e da Secretaria de Turismo (SETUR).

Antes da procissão, o prefeito participou da celebração de Missa Solene de São Pedro, às 8h, ministrada pelo padre e pároco, André Vilela, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Na missa, o padre destacou a importância do apóstolo Pedro para a igreja. “Que São Pedro seja sempre um exemplo para nós, de força e perseverança”.

Após celebração da missa, por volta das 9h45, teve início o momento considerado o ponto alto das comemorações da Festa de São Pedro Pescador, a procissão dos barcos, uma tradição de mais de 50 anos, onde os devotos em barcos pesqueiros, enfeitados com flores e fitas, passeiam pelo Canal de São Sebastião, saudando o santo padroeiro dos pescadores.

Como nos anos anteriores, os barcos de São Sebastião se deslocaram até às proximidades da Ponta da Sela, em Ilhabela, e encontraram os barcos pesqueiros do arquipélago, para navegarem juntos até a Vila, centro histórico da ilha. Nesse local, por volta das 11h40, os padres André Vilela e Mateus Martins de Almeida, realizaram as bênçãos dos anzóis e das embarcações.

O prefeito falou sobre o evento e investimentos no bairro. “É uma festa muito bonita, que faz parte da minha história e vida; faço questão de participar todos os anos”. Falou o prefeito, que lembrou alguns dos muitos investimentos realizados no bairro e região, como recuperação, drenagem e pavimentação de ruas, escolas e políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos moradores.

O padre André explicou que esse ano, devido à pandemia, a Paróquia teve que reduzir o tamanho das homenagens ao Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho. Em anos anteriores eram realizadas festas sociais com quermesse, sorteio de prêmios e shows musicais.

Deixe uma resposta

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Papo Reto
23/07/2021
Entrevista o Comodoro Mário Augusto e o velejador Marcelo Sansone ...
Ilhabela
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela emitiu nesta quinta-feira (22), no Paço Municipal, ...
Turismo
23/07/2021
A Prefeitura de Ilhabela está oferecendo a moradores e turistas passeios ...