Felipe Augusto participa da cerimônia de Promoção dos Policiais Municipais Classe Especial

26/10/2021

Ao final do evento, o prefeito decretou oficialmente que a Guarda Civil Municipal passa a ser Polícia Municipal de São Sebastião

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou nesta segunda-feira (25), no Ginásio de Esportes “Amaro Buarque Sampaio”, no bairro Topolândia, da cerimônia de Promoção dos Policiais Municipais Classe Especial.

Esse evento, organizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), é de suma importância para a força de segurança do município, prestigiada com a Lei Complementar nº 269/2021, em que institui o Plano de Cargos, Salários e Carreira, e estrutura a política de remuneração e de evolução funcional, aperfeiçoando a legislação atual e adequando-se à Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais).

O documento oficializa uma nova reestruturação e valorização profissional dos Policiais da Corporação, traz segurança institucional e eleva o conhecimento dos policiais, homens e mulheres capacitados, com 100% do efetivo formado em nível superior ou em fase de conclusão, principal requisito exigido pelo plano de carreira.

Desde 2017, aos dias atuais, a Prefeitura vem realizando uma série de ações e aprimoramentos da corporação que fizeram com que São Sebastião seja considerada a cidade mais segura do litoral paulista e a 5ª mais segura do Brasil entre os municípios com até 100 mil habitantes.

A lei complementar, aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, partiu de uma indicação do Prefeito Felipe Augusto, em reconhecimento aos esforços e comprometimento dos agentes de segurança.

Felipe Augusto, que recebeu homenagem, em reconhecimento ao apoio irrestrito prestado à instituição, falou sobre a promoção dos policiais municipais. “É com muita honra que recebo essa condecoração da Guarda Civil Municipal, que hoje passa a se chamar Policia Municipal de São Sebastião e é muito importante para a Segurança Pública, junto com as policias Militar e Civil. No decorrer dos anos fizemos muitos investimentos, como armamentos, coletes, uniformes e viaturas e estamos ampliando a capacidade técnica com cursos. E os investimentos e novos projetos vão continuar. A força de segurança merece o nosso respeito pelo empenho na proteção da população sebastianense”.  

Além do prefeito, participaram da cerimônia: Reinaldo Alves Moreira Filho (Vice-prefeito e Secretário de Saúde); Emerson Elias (Secretário Municipal de Segurança); André Maciel, (Comandante da Guarda Civil Municipal); o delegado Seccional de São Sebastião, José Vinciprova Sobrinho, e os vereadores os vereadores Daniel Simões, Diego Nabuco, Edvaldo Pereira Campos (Teimoso) e Felipe Cardim e Olivo Ballut (presidente da Associação Comercial e Empresarial).

Histórico da GCM

A força de segurança foi criada em 2007 e iniciou suas atividades em meados de junho de 2008, com 65 agentes que, ainda desarmados, realizavam rondas patrimoniais no município.

Em 2011, a corporação passou a trabalhar armada e pôde, assim, auxiliar com mais eficiência as demais instituições policiais, atendendo a diversos tipos de ocorrências.

Já em 2014, com o Estatuto Geral da Guardas Municipais, as GCMs passam a ter atribuições mais amplas no âmbito da Segurança Pública e combate à Criminalidade.

A Corporação Sebastianense foi reestruturada, em 2017, recebendo novos coletes, viaturas e armamentos, o que possibilitou um aumento expressivo nos atendimentos a ocorrências criminais e mais efetividade no combate à criminalidade. Desde então, foram cerca de 500 prisões em flagrante até o ano de 2021.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Últimas Notícias
18/01/2022
O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu a Reforma ...
Últimas Notícias
18/01/2022
A Casa Branca afirmou nesta terça-feira, 18, que a Rússia está em ...
Últimas Notícias
18/01/2022
O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu à prefeitura da capital paulista ...