Felipe Augusto inaugura Laboratório do Setor de Urgência e Emergência do Hospital de Clínicas da Costa Sul

21/09/2021

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, inaugurou nesta segunda-feira (20), o laboratório do Hospital de Clínicas da Costa Sul de Boiçucanga, onde serão realizados todos os exames ligados somente aos atendimentos de urgência e emergência.

A partir de hoje, a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital passou a contar com o Laboratório de Análises Clínicas, que oferecerá exames de sangue, urina, enzimas cardíacas, Dengue, entre outros.

Estima-se que o laboratório realizará de 9 a 10 mil exames por mês, beneficiando a população de toda a Costa Sul, de cerca de 40 mil moradores.

Antes da implantação do laboratório, os exames necessários aos atendimentos de urgência e emergência eram levados ao Itapema Medicina Laboratorial, no Centro da cidade. Agora não serão mais precisos esses deslocamentos, o que agilizará a entrega dos resultados aos pacientes, o tratamento e a alta.

A implantação do laboratório foi feita com recursos próprios da Prefeitura e a realização dos exames continuará a cargo da Itapema Medicina Laboratorial, empresa vencedora da licitação.

Além do prefeito, participaram da inauguração: o secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira, o presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião, Carlos Craveiro, a diretora do Hospital, Ana Soares, os vereadores Daniel Soares e Daniel Simões, entre outros.

Felipe Augusto destacou a iniciativa. “O laboratório é muito importante para melhorar, ainda mais, a qualidade do atendimento à população. Teremos redução do prazo para a realização dos exames. Os médicos terão mais agilidade na elaboração dos exames, na entrega dos resultados e, consequentemente, no atendimento, tratamento e alta”.

Reinaldinho Moreira comentou a inauguração. “É histórico, porque quando o hospital recebe um paciente em situação de emergência sabe que tempo é vida e que precisa tratar o mais rápido possível. Muitos falaram em fazer e nunca fizeram; enquanto o prefeito Felipe Augusto entregou o novo hospital, o laboratório e também o equipamento de ultrassonografia”. Disse o secretário, lembrando que além do laboratório, a prefeitura adquiriu um novo recurso para melhorar ainda mais o atendimento à população, um aparelho para ultrassom, que ficará disponível na Sala de Emergência.

Sobre o HCSS

O Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul – foi inaugurado em novembro de 2020 e é referência no Litoral Norte.  Até o momento, desde a inauguração, o hospital atendeu uma média superior a 80 mil pacientes. A unidade conta com 12 leitos para trauma e 3 para Sala de Urgência e Emergência. Possui, ainda, três consultórios odontológicos, sala de Raio-X, centro cirúrgico e unidades de pronto atendimento adulto e infantil.

No local também funciona o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), Unidade de Reabilitação – Costa Sul, base do SAMU e base da Guarda Civil Municipal (GCM).

O complexo hospitalar do HCSS-CS possui quatro elevadores; gerador próprio, em caso de falta de energia não afetará a funcionalidade; heliponto – atendimentos de emergência; e sistema de energia fotovoltaica (energia solar), visando sustentabilidade e economia. Dispõe, ainda, de cozinha, almoxarifado, lavanderia e estacionamento para 26 veículos, numa área construída de mais de cinco mil metros quadrados.

Serviço:

O Hospital de Clínicas da Costa Sul de Boiçucanga fica à Avenida Walquir Vergani, 878, Boiçucanga.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Ilhabela
03/12/2021
A Prefeitura de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (7/12) um Mutirão de ...
Esportes
03/12/2021
A pista de skate de Boiçucanga irá recepcionar o 1º Campeonato Coletivo Skate ...
Turismo
03/12/2021
Muito antes dos quitutes chegarem às mesas dos participantes do Festival ...