Felipe Augusto é o primeiro da região a anunciar vacinação de jovens de 12 a 17 anos

23/08/2021

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, é o primeiro da região a anunciar a vacinação contra Covid-19 em jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades, que ocorrerá amanhã (24).

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), informou que para receber o imunizante, será obrigatório apresentar ficha de autorização preenchida pelos pais ou responsáveis constando número do CPF ou do Cartão SUS; RG ou certidão de nascimento; e cópia de um relatório médico que comprove a condição, de no máximo dois anos, com CRM do profissional. Nos casos de Diabetes Mellitus e formas graves de hipertensão, a cópia de uma receita médica também será aceita.

A ficha de autorização está disponível em todas as escolas do município. Caso algum jovem desta faixa etária, com comorbidades, não esteja matriculado em escola, deverá se dirigir ao polo de vacinação munido de comprovante de residência, Cartão SUS e CPF.

A ação de imunização será das 8h30 às 11h nos polos do município, de acordo com o local de residência: Canto do Mar a Cigarras (UBS Enseada – Rua Maximiliano Santos, nº 38, Enseada); Morro do Abrigo a Varadouro (Quadra da Vila Amélia – Rua Jaime Scarameli, nº 87) e Barequeçaba a Boraceia (unidades de saúde do seu bairro).

Unificação

Outra boa nova anunciada pelo prefeito Felipe Augusto é que desde essa segunda-feira (23), a UPA será a única porta de entrada para pacientes gerais e respiratórios. A recepção do Pronto Socorro (PS) Respiratório, exclusiva para pacientes com sintomas gripais, será transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), juntamente com os pacientes com sintomas gerais, se tornando a única porta de entrada para atendimento médico.

O PS Respiratório manterá os atendimentos de emergência respiratória e os casos que requerem observação e internação, encaminhados pela UPA.  Também a recepção de pacientes com convênio e particulares voltará a atender casos de síndrome respiratória, e os encaminharão para o PS Respiratório quando necessário.

A mudança vem atender a uma demanda reprimida pela pandemia, a retomada de serviços como ambulatório de ortopedia, cirurgias eletivas, pediátricas e ginecológicas. A reformulação da recepção foi discutida e aprovada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 com o objetivo de melhorar o fluxo de acolhimento de pacientes e potencializar o atendimento pela equipe de Saúde.

A medida é possível graças aos bons índices alcançados por São Sebastião no enfrentamento à Covid-19: vacinação adiantada, com 100% da população adulta contemplada; índice de contaminação caindo gradativamente, enquanto a taxa de recuperação de pacientes aumenta, atingindo 98%; menor número de atendimentos nas unidades hospitalares respiratórias do município, redução na ocupação da UTI Respiratória e no número de pacientes entubados; e queda de óbitos por Covid-19.

A alteração acontecerá de forma segura, com rigoroso atendimento de todos os protocolos sanitários de prevenção e combate à Covid-19, como distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, a fim de evitar contaminação.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está ...
Caraguatatuba
24/09/2021
O Conselho de Saneamento Básico de Caraguatatuba já está ativo e a primeira ...
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, ...