Felipe Augusto confirma atendimento de oftalmologia e realização de cirurgias de vasectomia

19/11/2021

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, em sua live semanal (16), confirmou duas boas notícias para a Saúde: a intenção do município de oferecer atendimento de oftalmologia pela prefeitura, como forma de suprir parte da demanda reprimida do governo estadual, e também a realização de cirurgias de vasectomia.

Durante a live, o prefeito foi informado pelo secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldo Moreira, que em aproximadamente 20 dias o município assumirá parte dos atendimentos de Oftalmologia, porque o Governo do Estado não está ofertando, o que gerou um déficit em torno de duas mil consultas. Reinaldinho contou que a licitação para a oferta de atendimento pela prefeitura deverá ser concluída na próxima semana.

A pedido de Felipe Augusto, o secretário respondeu a indagação de um munícipe sobre a demora de mais de cinco meses para agendamento com Oftalmologista, o secretário de Saúde esclareceu que a responsabilidade da oferta desse atendimento não é do município, e sim do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), do Governo do Estado.  “Já notificamos, por quatro vezes, a Diretoria Regional de Saúde (DRS) para que notifique o AME, que está ofertando poucas vagas e a população demandando mais. Preocupado com a nossa população, vamos fazer algo que não preconiza o SUS (Sistema Único de Saúde), mas que nós temos que assumir. Atendendo o pedido do prefeito, iremos assumir esse serviço por algumas partes, pensando na população,  sendo que obrigação do serviço é do AME. Está em andamento uma licitação para o serviço de oftalmologia, pago com recurso do município, porque o Estado não está conseguindo ofertar”.

Vasectomia

Na live, o prefeito e o secretário confirmaram uma informação fornecida anteriormente, sobre a realização das cirurgias de vasectomia (procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos). No sábado (20), serão realizadas 54 cirurgias de vasectomia, no Hospital de Clínicas (HCSS). Esses procedimentos serão executados por meio de uma parceria entre oito médicos voluntários, encabeçados pelo Dr. Bruno Zilberstein, o HCSS e a Secretaria Municipal de Saúde.

As cirurgias serão feitas sem custos e com o objetivo de reduzir em 80% a demanda acumulada devido à pandemia de Covid-19. Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), às 10h, no HCSS, os homens que passarão pelas cirurgias fizeram testes para detecção de Covid-19, protocolo do hospital para a realização do procedimento.

Os homens beneficiados pelas cirurgias foram aprovados pela equipe multidisciplinar de planejamento familiar, composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Ilhabela
03/12/2021
A Prefeitura de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (7/12) um Mutirão de ...
Esportes
03/12/2021
A pista de skate de Boiçucanga irá recepcionar o 1º Campeonato Coletivo Skate ...
Turismo
03/12/2021
Muito antes dos quitutes chegarem às mesas dos participantes do Festival ...