Felipe Augusto assina nova parceria com o Sebrae para oferecer cursos na área de Educação Empreendedora a estudantes de São Sebastião

10/08/2021

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, na tarde desta segunda-feira (9), assinou nova parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o desenvolvimento de projetos voltados à educação empreendedora nas escolas da rede municipal.

O novo convênio, firmado pela Prefeitura, por meio das secretarias da Educação (SEDUC) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), consolidou uma nova parceria entre as instituições, que já possui em andamento outros três pilares: O ambiente empreendedor; A inclusão produtiva e; Os segmentos; este último envolve comércio, indústria o agronegócio, entre outros.

A nova parceria, de forma inédita entre os municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, atenderá em São Sebastião cerca de 300 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que receberão formação gratuita, ainda neste semestre, por meio do Programa Descomplique, que abordará temas como inteligência emocional e empreendedorismo, ideia de negócios, marketing, finanças e formalização, durante cinco encontros de duas horas cada, a serem realizados no próximo mês de outubro.

Os alunos da EJA terão ainda a oportunidade de integrar o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que tem como objetivo incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios. A proposta é que os estudantes concretizam projetos em sala de aula, quando cada turma é protagonista, planeja, trabalha em equipe e, ao final, cria suas próprias empresas e comercializam produtos como artigos de artesanato, presentes, chocolates, temperos, ou presta serviços de alimentação, entretenimento e recreação.

A partir de 2022, as atividades do JEPP também serão ofertadas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) da rede, dentro da disciplina de Empreendedorismo, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e o protagonismo juvenil. A mesma proposta está sendo avaliada para implementação na Escola Técnica Estadual (Etec) – Polo São Sebastião, que além deste curso, estuda adotar o Programa Vai Lá e Faz, voltado para estudantes do Ensino Médio que queiram aprimorar suas competências empreendedoras, com capacitações sobre plano de vida e carreira, mundo do trabalho, entre outras.

Elogios

O gerente regional do Sebrae no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Jardel Busarello,  elogiou a visão empreendedora do prefeito Felipe Augusto e a interação entre as secretarias municipais, além do ineditismo na capacitação voltada à EJA. “É o primeiro município com proposta de atender inicialmente a EJA. Na região, São Sebastião é a cidade que mais se destaca. A parceria com a prefeitura, que envolve várias secretarias mostra a visão de futuro e compromisso com a retomada econômica da cidade. Foram 2.329 atendimentos somente no primeiro semestre e colocamos à disposição da cidade mais 600 vagas em cursos para inclusão produtiva e profissionalizantes”, destacou Busarello. 

O prefeito Felipe Augusto ficou contente ao ser informado que todos os quatro pilares oferecidos pelo Sebrae tiveram andamento. “Em apenas seis meses atingimos os quatro pilares. Isso demonstra nossa postura empreendedora. Revela ainda uma visão de médio e longo prazo; que estamos pensando no futuro. Essa parceria é uma ação de retomada econômica, de protagonismo em políticas públicas”.

De acordo com Busarello, do total de 2.329 empreendedores atendidos no primeiro semestre deste ano, foram 1.490 no Sebrae Aqui São Sebastião; sendo ainda abertas 158 turmas de forma remota, em 24 projetos setoriais.

Para a secretária da Educação, Marta Braz, a iniciativa representa mais um importante avanço no ensino público do município. “Essa é mais uma conquista para os alunos da rede, principalmente, neste momento, para os jovens da EJA, que terão a oportunidade de acessar ferramentas relevantes para um avanço na vida profissional e o crescimento pessoal”, afirmou.  

Estiveram na assinatura, além do prefeito: Luiz Carvalho (secretário de Governo); Marta Braz (secretária da Educação); Rosana Salvini (diretora de Ensino da Educação); Anderson Mendes (chefe de Divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social); Sandra Rousie (chefe de divisão); Jardel Busarello (gerente regional do Sebrae no Vale do Paraíba e Litoral Norte); Lívia Torres (gestora de Turismo do Sebrae) e Eduardo Ilário (gestor de Território do Sebrae).

Empreendedorismo na rede municipalNo município, a disciplina de Empreendedorismo passou a integrar a matriz curricular da Educação Infantil, Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA I) em 2020, juntamente com Língua Inglesa e Artes.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está ...
Caraguatatuba
24/09/2021
O Conselho de Saneamento Básico de Caraguatatuba já está ativo e a primeira ...
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, ...