Felipe Augusto assina convênios que fortalecem a segurança em São Sebastião durante a temporada de Verão

17/12/2021

Assinaturas do PPDC e PLAMCON marcam o início das operações na temporada

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou nesta quinta-feira (16) dois convênios que fortalecerão ainda mais a segurança no município durante a temporada de verão, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e PLAMCON (Plano Preventivo de Defesa Civil/ Plano Municipal de Contingência).

Felipe Augusto fez a assinatura dos convênios acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil, Ricardo Santos, do vereador Marcos Fuly, e voluntários da Defesa Civil.  A assinatura do novo convênio doPPDC de São Sebastião firma a parceria com a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).

O PPDC é operado segundo critérios técnicos: monitoramento de dados pluviométricos;

Previsão meteorológica; vistoria de encostas; minimização de riscos por meio da remoção das pessoas residentes ou instaladas em áreas de risco; promover abrigo de famílias que se encontrem em situação de risco e monitoramento das áreas onde ocorrem alagamentos e inundações.

O PPDC engloba 12 secretarias e departamentos municipais, além da colaboração da Polícia Militar e demais segmentos públicos e da sociedade civil: Secretaria de Serviços Públicos; Secretaria da Fazenda; Secretaria da Educação; Secretaria de Esportes; Secretaria da Saúde; Secretaria de Turismo; Secretaria de Obras; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social; Secretaria do Meio Ambiente; Secretaria da Administração; Departamento de Tráfego; Departamento de Comunicação.

Plamcon

A assinatura da atualização do Plano Municipal de Contingência da Defesa Civil (PLAMCON) é também muito importante. O PLAMCON Visa: proteção em deslizamentos e inundações;

maior segurança a todos os munícipes em relação a atendimento; atenção a áreas de risco, com possibilidade de alagamentos e/ou deslizamentos; prontidão e rapidez de resposta na gestão de acidentes e desastres e cooperação e otimização dos serviços das secretarias e órgãos para um atendimento mais rápido e de qualidade. O s principais pontos atualizados no PLAMCON são: registro de autoridades e representantes municipais; atualização da bibliografia; revisão do documento; inclusão dos locais que poderão ser abrigos em caso de necessidade.

Operação Chuvas de Verão

A Operação Chuvas de Verão (OPOV) 2021/2022 da Defesa Civil tem caráter preventivo, de socorro, assistencial e recuperativo, com técnicas e procedimentos especializados para o período de chuvas.

O plano, que vigora de dezembro a abril/maio de cada ano ou sempre que houver necessidade, inclui o levantamento de acumulado de chuvas, previsão meteorológica e vistorias de campo (encostas e áreas de risco principalmente).

A Defesa Civil do município reciclou seus conhecimentos de OPOV participando de uma oficina especializada com conteúdo multidisciplinar fornecido pela: Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC); Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Climatempo (Somar Meteorologia).

Doações

Durante a assinatura, a Defesa Civil do Município apresentou as novas doações feitas por meio do programa Empresa Amiga da Defesa Civil. Entre as novas aquisições estão roupas de aproximação para retirada de abelhas e uniforme para os Voluntários

São dois selos que uma empresa ou um cidadão pode receber ao contribuir com a Defesa Civil de São Sebastião: Selo “Empresa Amiga da Defesa Civil” e Selo “Cidadão Amigo da Defesa Civil”.

Para receber um dos selos, é preciso fazer doações ou iniciativas que colaborem com os trabalhos da Defesa Civil: donativos para ações humanitárias da Defesa Civil, em situações emergenciais ou não; realização de cursos gratuitos para capacitação de funcionários e voluntários da Defesa Civil; abrigo temporário para desalojados ou desabrigados, em situação de evento danoso ou urgência/emergência; fornecimento de alimentação para desalojados, voluntários e agentes em ações vinculadas a situações de emergência e doação em espécie no Fundo Municipal de Defesa Civil.

Itens já doados

Drone; roupas de manejo de colmeias de abelhas, marimbondos e vespas; tirfor (guincho para o arraste de cargas); prancha de resgate; capacetes para corte de árvores e rapel; motosserra; camisetas aos voluntários; cobertura (boné) para agentes e voluntários; calças para agentes; botas para agentes; cordas para salvamento em altura e rapel; cadeirinha, freios 8 e mosquetões para rapel; luvas de vaqueta e pigmentadas.  

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Últimas Notícias
26/05/2022
A Uber anunciou nesta terça, 24, que passou a aceitar Pix como meio de ...
Últimas Notícias
26/05/2022
O presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as suas redes sociais na noite da ...
Caraguatatuba
26/05/2022
Com o objetivo de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a ...