Está chegando a temporada de passagem de baleias em São Sebastião

17/03/2022

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), informa que está prevista para os meses de maio, junho, julho e agosto a temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião.

Durante esse período, a SETUR, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, realiza uma campanha para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, instalando placas, totens e distribuindo materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.

A temporada de jubartes provoca aumento na busca por passeios voltados à avistagem de cetáceos, sendo uma boa alternativa para fomento do turismo na baixa temporada. Para mais informações, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620.

Vale ressaltar que é de suma importância todos respeitarem as normas de avistagem, confira no site www.projetobaleiaavista.com.br/.

Reunião com o Instituto Baleia Jubarte

Na última quarta-feira (16), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) e da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou uma reunião com o presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo, e os membros José Truda, Sergio e Rafaela.

Na ocasião, foi dada a continuidade nas conversas iniciadas em 2020, alinhando sobre a temporada de passagem de baleias deste ano e de 2023. Foi também discutido sobre os meios de divulgação massiva com o intuito de promover o turismo responsável e a proteção ambiental, além da distribuição de material de apoio para a segurança das embarcações, capacitações técnicas (geral e exclusiva para barqueiros) e elaboração de ações de trabalho para 2022 e 2023.

“A SETUR sempre estará à disposição do Instituto Baleia Jubarte, visto que reconhecemos a importância das ações a favor do turismo e da preservação ambiental.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.

Navio Ocean Warrior

Numa parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), a Secretaria da Educação (SEDUC) e a Sea Shepherd, pela primeira vez no Brasil, o navio Ocean Warrior atraca no Porto de São Sebastião, para manutenção e visitação pública.

A embarcação, uma das dez da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo, ficará no Brasil por um mês. De acordo com a ong, o barco que protege baleias e outros animais marinhos foi adquirido para patrulha à pesca ilegal no Hemisfério Sul, e é registrado em Amsterdã, capital da Holanda, possuindo 50 metros de comprimento e nove metros de largura.

Os voluntários sebastianenses em terra vão recepcionar os visitantes na doca e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior, com tradução simultânea. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19. As visitações serão fechadas para escolas públicas da rede municipal de ensino, nos dias 22 e 23 de março.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Segurança
23/06/2022
A Polícia Civil de Ilhabela recuperou diversos objetos provenientes de furtos ...
Sem Categoria
23/06/2022
O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1), ...
Caraguatatuba
23/06/2022
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), ...