Em São Sebastião, Casa PodeRosa oferece exames de DST e Papanicolau a mulheres vítimas de violência

03/05/2021

Buscando aprimorar o atendimento prestado às mulheres vítimas de violência doméstica ou em situação de vulnerabilidade social, a Casa PodeRosa somou aos seus serviços a realização de exames Papanicolau e para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

A Casa PodeRosa funciona há pouco mais de um ano e, neste período, já assistiu mais de 500 mulheres. É ligada ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES). Atualmente, cerca de 100 mulheres são acompanhadas e 30 já retornaram à rotina.

Entre os principais serviços técnicos especializados prestados pelo local estão assistência social, psicologia, saúde e jurídica.

Há, também, serviços complementares, como:

Patrulha Maria da Penha – acompanhamento de vítimas de agressão e violência doméstica realizado por equipe treinada da GCM. Os contatos são feitos por telefone e por meio de visitas às vítimas em horários diversos. Atualmente, a patrulha acompanha 56 medidas protetivas que são encaminhadas pelo Poder Judiciário.

Botão do pânico – outra ferramenta oferecida pelo governo municipal é o Botão do Pânico, presente no aplicativo Assistência Social São Sebastião SP. Mulheres com medidas protetivas são orientadas a baixar o aplicativo e acionar o botão caso precisem de socorro. O sinal é transmitido ao Centro de Operações Integradas (COI) que envia imediatamente uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) para o atendimento da ocorrência.

As ações da Casa PodeRosa são realizadas em parceria com Fundo Social, Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), secretarias de Saúde (SESAU), Segurança Urbana (SEGUR), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Coordenadoria da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e 136ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Sebastião.

SERVIÇO

Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, Vila Amélia. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo número (12) 3893-1866.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Ilhabela
20/05/2022
Voltado às famílias caiçaras de baixa renda, a Prefeitura de Ilhabela ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela torna público o edital 075/2022, de Chamamento ...
Ilhabela
20/05/2022
A Prefeitura de Ilhabela nesta sexta-feira (20), informa que as equipes da ...