Em Ilhabela, tradicional corrida de canoa caiçara resgata cultura local e valoriza costumes e tradições

09/11/2021

O domingo (7/11) foi de festa para a comunidade caiçara de Ilhabela. Considerada uma das principais manifestações culturais e esportivas da cidade, a tradicional Corrida de Canoa Caiçara “Seu Américo” reuniu cerca de 200 pessoas, tornando-se ponto de encontro para famílias caiçaras e admiradores desta tradição que se fortalece a cada ano.

A largada da prova foi na manhã do domingo (7/11), em frente ao Parque Fazenda Engenho D’Água, reunindo 56 canoístas das categorias Típica (1, 2 e 3 Remos), Regata (1, 2 e 3 remos) e Feminino (2 Remos). A chegada foi na Praia de Santa Tereza, reduto de caiçaras e bairro onde morava o conhecido pescador, Américo Rafael de Souza, conhecido como grande incentivador das tradições locais e homenageado da corrida.

Após a corrida, foi a vez das crianças participarem da Prova de Incentivo, que agitou a Praia de Santa Tereza, com as famílias locais na torcida pelos 22 pequenos participantes. Outra novidade no evento foi a participação de seis índios pataxó, da Barra Uma – São Sebastião.

Promovida pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento foi sucesso de público. “Trabalho na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação há mais de 15 anos e este foi disparado o melhor evento de canoa caiçara que a gente já teve, tanto pelo número de público como pela participação da população em si. Sucesso total!”, declarou o coordenador de Eventos e Esportes, Felipe Nascimento, que faz parte da organização da prova.  

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci fez questão de prestigiar a competição e comentou sobre a importância da realização de eventos como este para manter viva a tradição e costumes caiçaras. “É emocionante ver a alegria e entusiasmo de cada família aqui presente. Temos investido e trabalhado no resgate, valorização e fomento da cultura caiçara nos seus mais diversos segmentos. Parabéns a todos que participaram e em especial aos membros da família Rafael de Souza, que se empenham a cada ano para manter viva esta tradição do povo da nossa cidade”.

Confira o resultado da prova:

Campeões da categoria Típica Masculina

Típica 01 Remo: Jango (João de Oliveira)

Típica 02 Remos: Thiago Souza / Reinaldo Leandro

Típica 03 Remos: Manoel Carvalho / Ivan Salinas / Eduardo Salinas

 Campeões da categoria Regata Masculina

Regata 01 Remo: João Henrique

Regata 02 Remos: Ari Carvalho / Paulo dos Reis

Regata 03 Remos: Luan da Silva Pinho / Luciano da Silva (Balaio)/ Anderson dos Santos.

Campeãs da categoria Feminina

Típica 02 Remos: Victória / Juana

 Campeões da categoria Infantil

1º – Alice / Carol

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Últimas Notícias
28/06/2022
Os advogados do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, solicitaram ao ...
Últimas Notícias
28/06/2022
A disputa presidencial  continua concentrada em dois candidatos, o ...
Caraguatatuba
28/06/2022
Após dois anos de interrupção por conta da pandemia, o ...