Educação de Caraguatatuba utiliza soluções do Aprova Brasil e beneficia mais de 10 mil alunos

28/05/2021

A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, integrou aos instrumentos pedagógicos da rede pública, materiais do projeto Aprova Brasil, uma solução educacional que identifica habilidades e desenvolve competências pedagógicas, focadas em leitura e matemática, com ações integradas envolvendo gestores, professores e alunos.

#PraCegoVer: Aluno da rede pública municipal de Caraguatatuba durante aula de matemática, com atividades práticas sobre figuras geométricas. (Imagem: Reprodução/PMC)

Além do material didático, o projeto possui diversos recursos digitais. Para alunos, são disponibilizadas videoaulas, simulados on-line, livros digitais, que ajudam no processo de ensino e aprendizagem. A novidade é o Aprova Games, um aplicativo gratuito para download e para uso para turmas do 3º e 5º ano. Após instalado, o uso do aplicativo não consome o plano de dados do usuário. Os alunos do Ensino Fundamental II podem baixar e usar gratuitamente o Modernaedu.

Para os educadores, também estão disponíveis os acessos e recursos digitais que tornam mais ágil a rotina com correção automática de simulados, avaliações diagnósticas e a plataforma, onde é possível monitorar as principais habilidades desenvolvidas pelos alunos e as possíveis intervenções pedagógicas necessárias.

Aproximadamente 10 mil alunos rede municipal de ensino de Caraguatatuba estão utilizando o material nesse ano letivo, entre estudantes do Ensino Fundamental I (a partir do 3º ano), ao último ano do Ensino Fundamental II (9º ano).

A secretária de educação, Márcia Paiva, comentou que Caraguatatuba integrou esse material desde 2017 em sua rede de ensino. Para esse ano letivo, com os desafios impostos pela pandemia, o município ampliou para os recursos digitais, além dos livros didáticos. Ela explica que o material ajuda na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. “É um trabalho que recupera e avança no direcionamento dos níveis de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Prova Brasil e Ideb”, disse.

O setor de Apoio Pedagógico informou que a preparação para utilização do material iniciou em abril, com dois encontros formativos realizados com os professores. A entrega dos livros foi realizada aos pais e responsáveis no final do primeiro bimestre. No início do mês de maio, os alunos iniciaram as lições nas atividades remotas e aulas presenciais. O próximo passo é ampliar a utilização do acesso digital, com uso do aplicativo gratuito. Ela comenta que O material agrega ao trabalho que os docentes realizam com empenho e compromisso nesse contexto tão desafiador. É mais uma possibilidade para o aluno aprimorar suas habilidades, saberes e também aprender a estudar em casa. Afinal, permitirá a participação dos estudantes nas aulas remotas e presenciais, conclui.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
São Sebastião
17/09/2021
O Juiz de Direito Dr. Guilherme Kirschner, da 2.ª Vara Cível do Foro de São ...
São Sebastião
17/09/2021
Ações de limpeza e reparos evitam alagamentos A Prefeitura de São Sebastião, ...
Ilhabela
17/09/2021
A Câmara de Ilhabela realiza na próxima terça-feira (21/09), Sessão ...