Dezembro Laranja: Prefeitura de São Sebastião alerta quanto aos perigos de exposição ao sol sem filtro solar

13/12/2021

Órgãos municipais de saúde unem ações com Dezembro Vermelho para reforçar cuidados com a saúde

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), está promovendo uma campanha em adesão ao Dezembro Laranja, mês que amplia a conscientização para a prevenção e redução de casos de câncer de pele.

São Sebastião, por ser uma cidade praiana, preocupa-se com a questão e reforça os cuidados com sua população contra o avanço da doença.

Assim como estão sendo realizadas ações relacionadas ao Dezembro Vermelho –  campanha voltada à luta contra o vírus HIV, a aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); veja mais aqui – a administração municipal está promovendo também palestras sobre os perigos do câncer de pele.

Em 2021, a atenção também estará voltada para os ambulantes do município que, em muitos casos, ficam expostos ao sol, com atuação dos agentes de saúde conversando e explicando como se prevenir contra a doença que pode levar à morte.

Nesta segunda-feira (13), a Unidade de Saúde da Família (USF) Barra do Sahy ofereceu às pessoas que aguardavam na sala de espera uma explanação sobre a Campanha Dezembro Laranja/Vermelho, e tratou de temas como HIV, hepatites B e C, ISTs e câncer de pele, além de realizar testes rápidos e coleta de preventivo.

Dezembro Laranja

O tema de 2021 é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”, acrescentando o filtro solar dentro dos protocolos sanitários contra a Covid-19.

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células epiteliais e o diagnóstico precoce é uma forma de evitar seu desenvolvimento. Há três tipos de maior incidência na população:

– Carcinoma basocelular: corresponde a cerca de 70% e é composto por lesões elevadas, que crescem lentamente e sangram com facilidade;

– Carcinoma espinocelular: surge como o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano, cerca de 20% de casos, e é caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas, podem causar dor e produzirem sangramentos;

– Melanoma: apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal, porém, com diagnóstico precoce, há 90% de chances de cura.

Os dois primeiros casos apresentam altos percentuais de cura quando diagnosticados e tratados precocemente.

Principais fatores do câncer de pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida, e episódios de queimadura solar são os principais fatores de risco do câncer de pele. Além disso, há grupos de pessoas que podem ser mais afetadas pela doença:

– Pessoas com pele, cabelos e olhos claros;

– Pessoas com histórico familiar dessa doença;

– Pessoas com múltiplas pintas pelo corpo;

– Pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados.

A administração municipal quer reafirmar que, neste verão, em que haverá uma maior circulação de pessoas em praias e expostas ao sol, acrescentem aos seus cuidados pessoais o filtro solar, além da máscara e do álcool em gel.

Hábitos saudáveis devem ser adotados para evitar o surgimento de um câncer de pele. A SBD recomenda o uso de óculos de sol e blusas com proteção UV, bonés ou chapéus; optar pela sombra; evitar a exposição ao sol entre 9h e 16h; e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando-o a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Últimas Notícias
08/08/2022
Se em alguns Estados, como na Bahia, alguns dos principais candidatos tentam ...
Últimas Notícias
08/08/2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta segunda-feira, 8, um ...
Legislativo
08/08/2022
A Câmara de Ilhabela realiza, nesta terça-feira (09/08), Sessão Ordinária, ...