Defesa Civil de São Sebastião amplia capacitação a munícipes sobre resgates e sobrevivência no mar

03/12/2021

Com redução no número de ocorrências, força de salvamento amplia treinamentos

A Defesa Civil de São Sebastião, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), além dos serviços prestados, intensificou os cursos de capacitação voltados tanto para os agentes da força de salvamento quanto para os munícipes.

No mês de novembro, foram 107 chamados atendidos, número considerado regular. O volume de ocorrências em outubro também havia sido considerado baixo. Com isso, a Defesa Civil conseguiu se organizar para os treinamentos realizados e, assim, ampliar a sua atuação em possíveis situações de desastre.

Foram promovidos dois cursos de resgate urbano a munícipes, em que aprenderam técnicas e procedimentos para serem aplicadas em situações de emergência e salvamento, enquanto as forças de resgate não chegam; e três capacitações de resgate e sobrevivência no mar, em que ensinaram a cidadãos como abordar e retirar do mar os afogados em praia e com embarcação, técnicas de sobrevivência no mar, noções de primeiros socorros e graus de afogamento.

Para os agentes de salvamento, foram quatro treinamentos que aprimoraram as técnicas já aplicadas pela Defesa Civil no município:

– Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão (OPOV) 2021/2022: promovido pela Defesa Civil Estadual (CEPDEC), realizada com o objetivo de reciclar o conhecimento empregado nas atividades de prevenção de riscos e de desastres, e atualizar quanto a novas ferramentas que podem ampliar a atuação da força de salvamento durante o período de chuvas.

– Treinamento sobre riscos de barragens: teve o objetivo de ampliar as ações de monitoramento das áreas suscetíveis à movimentação de terra no município, regiões que são mais afetadas pelas chuvas.

– Plano Municipal de Contingência e Defesa Civil (PLAMCON): foram dois cursos ministrados aos profissionais do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e da Polícia Municipal, em que foi apresentado o mapa de áreas de risco, inundação e deslizamento de terra que corresponde a área de atuação de cada CRAS. Outro tema discutido foi a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) em caso de desastres, na gestão de abrigos, gerenciamento de ajuda comunitária e aluguel social.

A vistoria em árvores com risco de queda foi a maior ocorrência registrada em novembro, assim como vistorias em estruturas de edificações, serviços realizados devido a maior incidência de chuvas na região. Seguem os principais registros do mês:

– Retirada de 02 cobras em área pública;

– Remoção de 05 árvores que caíram;

– Vistoria em 83 árvores do município;

– Vistorias em 10 em moradias e construções;

– Atuação em 01 movimentação de massa (escorregamento de terra e rolamento de blocos).

Serviço

A base de São Sebastião está localizada no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande.

O munícipe pode entrar em contato pelo 199 em caso de emergência, como possível movimentação de terra, problemas com animais silvestres ou insetos nocivos, árvore que está afetando a construção ou em queda, etc.

Além do telefone, a Defesa Civil está no Facebook (https://www.facebook.com/defesacivil.saosebastiao), Instagram (@defesacivil_saosebastiao) e no Whatsapp – (12) 3862-6840.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Últimas Notícias
26/05/2022
A Uber anunciou nesta terça, 24, que passou a aceitar Pix como meio de ...
Últimas Notícias
26/05/2022
O presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as suas redes sociais na noite da ...
Caraguatatuba
26/05/2022
Com o objetivo de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a ...