Caraguatatuba oferece aulas de pilates para frequentadores do Ciapi

15/03/2022

Com o passar dos anos, o ser humano perde massa muscular, os ossos afinam e os órgãos internos diminuem de tamanho. Esse processo é acelerado na terceira idade. A recomendação médica é unânime: a prática de exercícios regulares e boa alimentação.

A fisioterapeuta está agachada ao lado de uma aluna, deitada no colchonete, que segura a bola de pilates com as duas mãos. A professora ajuda a aluna a fazer os movimentos (Cláudio Gomes/PMC)

Uma das atividades indicadas pelos especialistas é o Pilates. Um método criado pelo alemão Joseph Pilates (1883-1967), onde os exercícios propostos são de baixo impacto, ou seja, evitam sobrecarga nas articulações já desgastadas, trabalham força muscular, flexibilidade, postura e respiração. Esse uso global do corpo contribui para a melhora da qualidade de vida na terceira idade, eleva a autoestima e reduz o risco de quedas.

O Pilates é oferecido aos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), um dos equipamentos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, sob a orientação da fisioterapeuta Tamíris Souza Mendes da Silva, às segundas e quintas.

“Como fazemos no solo, em colchonetes e com a bola de Pilates, a indicação é para as pessoas que têm autonomia em abaixar e levantar sozinhas. Os movimentos trabalham o alongamento e fortalecimento muscular, conscientização corporal, mobilização articular”, explicou a fisioterapeuta.

O casal Rosa e Júlio Cavalcante Ramos, 73 e 70 anos, respectivamente, participa junto da aula. Ramos contou que entrou na turma para incentivar a esposa, que tem artrose no joelho. “Entrei para fazer companhia, mas também me beneficiei porque é muito bom fisicamente, mentalmente e para fazer novas amizades”, declarou.

Outro par que frequenta o grupo é Iná e Benedito Leite, 74 e 75 anos. “Essa é a primeira atividade que fazemos no Ciapi. O Pilates é um exercício que mexe com todo o corpo. Nessa idade, o ideal é não ficar parado”, afirmou Leite.

Centro Dia e Centro de Convivência

O Ciapi é um equipamento da Sepedi e é administrado pela Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento e oferece dois serviços: o Centro Dia e o Centro de Convivência.

Homens e mulheres estão deitados em um colchonete no chão, em uma sala. Eles estão com os pés em cima da bola de pilates. A fisioterapeuta ajuda uma aluna a colocar os pés sob a bola (Cláudio Gomes/PMC)

O Centro de Convivência oferece ações integradas que estimulam a convivência e a socialização com o propósito de contribuir para uma vida saudável, autônoma e ativa dos frequentadores.

O Centro Dia, onde a pessoa passa a manhã e tarde, é destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para usuários com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras.

Podem usufruir do serviço pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos (R$ 3,3 mil) ou a renda individual do usuário seja inferior a dois salários mínimos (R$ 2,2 mil).

Para as aulas, os interessados podem fazer a inscrição na sede do Ciapi, à Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 16h, levando os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, cartão SUS, comprovante de vacinação das duas doses da vacina contra a Covid-19 e atestado médico atualizado com liberação para atividades físicas.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Últimas Notícias
08/08/2022
Se em alguns Estados, como na Bahia, alguns dos principais candidatos tentam ...
Últimas Notícias
08/08/2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta segunda-feira, 8, um ...
Legislativo
08/08/2022
A Câmara de Ilhabela realiza, nesta terça-feira (09/08), Sessão Ordinária, ...