Câmara de Ilhabela encaminha questionamentos e solicita melhorias em serviços e instalações através de requerimentos

25/10/2021

Em Sessão Ordinária da última terça-feira (19/10), dando sequência nos trabalhos legislativos, os vereadores de Ilhabela apresentaram novos requerimentos. Todas as proposituras já foram encaminhadas para a Prefeitura Municipal, solicitando informações, melhorias em serviços e instalações pela cidade. Confira as propostas:

Funcionários Santa Casa – A presidente da Casa, vereadora Diana Matarazzo, questionou quantos empregados com deficiência fazem parte do quadro de funcionários contratados pela Santa Casa de Ilhabela e qual é a porcentagem de cotas para deficientes na instituição. A parlamentar também indagou onde estão lotados e quais são os cargos dos contratados. E ainda perguntou qual foi a forma de contratação dos empregados da Santa Casa e por fim solicitou cópia do contrato de admissão de todos os empregados portadores de deficiência, correspondente ao período de janeiro a agosto de 2021.

Melhorias em ponto de taxi – O vereador Alessandro Vieira (Alessandro Abençoado) requereu a possibilidade de realizar melhorias no ponto de taxi localizado no Perequê. O par requereu a construção de cobertura para passageiros e veículos, assim como revitalizar a praça no local, melhorando o paisagismo, iluminação e instalação de mais assentos.

Decreto de desapropriação – Alessandro solicitou informações sobre o Decreto 8124/2020, que trata de uma desapropriação na Rua Maria das Dores Rocha Peres, na Barra Velha, destinado a construção de um estacionamento e área de lazer. O vereador questionou qual a previsão para iniciar a obra no local. Alessandro ainda solicitou a possibilidade de realizar a limpeza do terreno e melhorias no aterro feito após a demolição.

Oficina cultural – Alessandro recomendou a implantação de uma oficina cultural no bairro do Borrifos, possibilitando a aproximação dos alunos de praticas culturais, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e educacional.

Pavimentação e iluminação – O vereador Alexander Augusto (Leleco Augusto) requereu a pavimentação e iluminação da Rua Gilda Emília do Amaral, no Morro da Cruz, visando trazer mais segurança e mobilidade urbana aos moradores que ali transitam.

Pavimentação – Leleco solicitou a pavimentação da Rua Benedito de Paula Cassiano na altura do nº 97, no bairro Reino, considerando que nos períodos chuvosos, o trajeto fica com muita lama e escorregadio.

Aulas de inglês e espanhol – Leleco questionou sobre a possibilidade da Secretaria de Educação pode realizar um estudo para incluir e expandir as aulas de Inglês e Espanhol na grade curricular das escolas municipais a partir da Educação Infantil, a fim de proporcionar mais oportunidades e conhecimento para o futuro das nossas crianças.

Agendamento online – Leleco solicitou a possibilidade de implantação de aplicativo ou plataforma digital para agendamentos de consultas médicas online, podendo ainda conter outras funções, como alerta de agendamentos de consultas, cancelamento e orientações para preparo antes da realização de exames. O aplicativo permitirá organizar o fluxo de trabalho promovendo uma gestão eficiente e atendimento ágil.

Reuniões do Plano Diretor – O vereador Edilson dos Santos (Edilson da Ilha) requereu informações sobre as reuniões do Plano Diretor de Ilhabela. O parlamentar questionou se o Conselho do Plano Diretor está ativo e quem são os membros indicados pelo Poder Público. Edilson também indagou quantas reuniões foram realizadas este ano, quantas estão sendo realizadas por mês e onde estão acontecendo. Por fim, o vereador solicitou cópia da ata das reuniões realizadas e assinadas pelos conselheiros.

Manutenção de via – Edilson recomendou a manutenção da Rua João Leite dos Santos, no bairro do Bexiga, oferecendo uma boa trafegabilidade aos condutores de veículos e a população, atendendo desta forma as diversas reivindicações feitas pelos moradores.

Reforma e ampliação UBS – O vereador Ezequiel Alves (Ezequiel Cabelereiro) requereu a possibilidade de reforma e ampliação da UBS do Alto da Barra devido ao grande aumento populacional da localidade, visando à melhoria do atendimento para os munícipes.

Cadeiras de rodas anfíbias – Ezequiel ainda solicitou a possibilidade de ter cadeira de rodas anfíbias nas praias de Ilhabela, promovendo a acessibilidade ao banho de mar para cadeirantes e pessoas com limitações físicas. De acordo com o vereador também é necessário que tenham esteiras de acesso para que estas pessoas possam chegar até o mar, e até mesmo chegar até a praia sem maiores transtornos.

Processo Seletivo Santa Casa – O vereador Felipe Gomes requereu que seja oficiado ao Diretor Presidente da Santa Casa de Ilhabela, questionando se houve processo seletivo recentemente para recrutamento, seleção e contratação de técnicos de enfermagem. Em caso positivo, o parlamentar indagou se o processo foi divulgado, qual entidade elaborou a prova e em que datas e horários foram aplicadas as provas. Por fim, Felipe ainda perguntou se a mesma prova foi aplicada para turmas em datas e horários diferentes.

Tubulação de esgoto – O vereador José Pereira da Silva (Zé Preto) recomendou a instalação de tubulação de esgoto na bifurcação da Rua Pedro Bispo Senhorinha dos Santos, bairro do Itaquanduba. O parlamentar ressaltou que a obra foi iniciada há alguns anos, porém não foi finalizada até o momento. O local já possui uma vala aberta de aproximadamente 56 metros para a instalação dos tubos.

Destinação de resíduos – O vereador Raul Cordeiro (Raul da Habitação) solicitou informações sobre a destinação de resíduos. O parlamentar questionou como sendo feito o transbordo e a destinação final do lixo orgânico de Ilhabela após o término do contrato 02/2021. Raul também indagou se a destinação está sendo realizada por intermédio da mesma empresa do último contrato ou por meio de alguma outra companhia e de qual forma estão sendo feitos os pagamentos. Caso não haja nenhum pagamento, o vereador quis saber qual o acúmulo de valores/por serviços realizados a serem pagos.

Termo de Aditamento – Raul requereu informações sobre contrato, questionando quais serviços foram executados, em 2021, por meio de Termo de Aditamento de Pregão Presencial. O vereador requereu que seja enviado cópias, separadas, de todas as Ordens de Serviço, das notas fiscais e relatórios fotográficos que identifiquem os locais onde foram realizados os respectivos serviços.

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°

Deixe um comentário

Últimas Notícias
01/07/2022
Famílias que tiveram problemas com os pagamentos de imóveis durante a ...
Últimas Notícias
01/07/2022
Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), dez Estados brasileiros ...
Caraguatatuba
01/07/2022
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou os bolsistas do Programa Emergencial de ...