128 moradores de rua são abrigados durante três dias no Salão Paroquial da Igreja Matriz

02/08/2021

Abrigo emergencial funcionou devido a quedas bruscas de temperaturas, por causa da passagem de uma frente fria no estado de São Paulo. Com o aumento do calor, ação foi encerrada

Nesta última noite (31) de abrigo emergencial, as pessoas em situação de rua, 29 homens e três mulheres, total de 32, foram acolhidos no Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião – Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico. Bombeiros socorristas (Corpo de Bombeiros) permaneceram esta madrugada de apoio.

Os animais de estimação da população de rua, também foram abrigados na parte externa coberta do salão.

Com a elevação da temperatura, a partir deste domingo, 1º de agosto, o abrigo ficará sobre a responsabilidade da Igreja Católica, Paróquia São Sebastião, com apoio da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM). Nesta segunda-feira (02), após o café da manhã, a igreja católica termina o atendimento de apoio.

A operação de abordagem de rua foi suspensa e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) organizou toda a estrutura da última noite, encerrando a ação.

Os moradores de rua receberam refeição noturna, e neste domingo (01), café da manhã e cuidados com a higiene pessoal, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – SEDES, conforme ocorre diariamente.

Abrigo Emergencial

Durante a passagem da frente fria pelo estado de São Paulo, desde a última quarta-feira (28), a Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Saúde (SESAU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Fundo Social, em parceria com a Paróquia São Sebastião, Igreja Matriz, Diocese de Caraguatatuba, realizou força-tarefa para abrigar a população de rua, de forma emergencial.

Os moradores de rua foram abrigados no Salão Paroquial da Igreja Matriz. A estrutura foi montada pela Prefeitura que destinou cobertores e colchões, enquanto a igreja, através da Fraternidade Povo de Rua, administrada pelas Irmãs do Bom Pastor da Igreja Católica forneceu a alimentação noturna. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), café da manhã e almoço.

De acordo com a SEDES, 70 moradores de rua são atendidos diariamente pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em que recebem três refeições diárias e cuidados com a higiene pessoal.

Voluntários da Defesa Civil e Fundo Social, Guardas Civis Municipais (GCMs) e assistentes sociais foram responsáveis pela logística de atendimento e regras do abrigo emergencial durante seu funcionamento.

Todos os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foram seguidos nas abordagens e acolhimento, como o uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel 70%. No último dia 02 de julho, 13 pessoas em situação de rua foram vacinadas contra a Covid-19 pela Secretaria de Saúde (SESAU), Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São Sebastião.

Deixe um comentário

+23
°
C
H: +23°
L: +20°
Ilhabela
Quinta-Feira, 22 Abril
Ver Previsão de 7 Dias
SexSábDomSegTerQua
+24°+24°+24°+23°+24°+23°
+19°+18°+19°+20°+20°+21°
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, está ...
Caraguatatuba
24/09/2021
O Conselho de Saneamento Básico de Caraguatatuba já está ativo e a primeira ...
Caraguatatuba
24/09/2021
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, ...